Nível do Rio São Francisco começou a subir
Com um grande volume de chuva nas regiões do centro-sul de Minas Gerais, incluindo a Serra da Canastra, chegando até 200 milímetros, o nível do Rio São Francisco começou a subir em vários municípios mineiros nas últimas 72 horas.
De acordo com as informações do meteorologista e professor da UNIVASF Mário Miranda, a vazão do Rio São Francisco vai mais do que dobrar nos próximos 35 dias.
O resultado das fortes chuvas em Minas Gerais resultou em uma vazão de mais de 3500 m/3 segundo, enquanto na Bahia está passando em 1500 m³/s.
''Isso é resultado das fortes chuvas que estão ocorrendo na bacia do Rio São Francisco. Portanto, o volume de água que vai entrar na região de Sobradinho vai dobrar em relação à que passa hoje, que é de 1440 m³/s”, comentou o especialista.
A redação do portal de notícias do aquiacontece.com.br entrou em contato com o secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira para saber quais as reais chances da vazão aumentar na região do Baixo São Francisco que atualmente opera em 800 m³/s.
“Apesar da chuva ser intensa ainda não é suficiente para que ocorra o aumento da vazão, isso porque a estiagem nos últimos anos foi muito grande. Por outro lado, enxergo esse alto volume de chuva como positivo porque caso o Reservatório de Sobradinho, que é o maior do Nordeste, aumente sua capacidade pode garantir que a vazão não diminua ainda mais,” declarou Oliveira.
