×

Meio Ambiente

Chuvas devem prosseguir até este sábado no litoral de Alagoas

Até agora, o maior índice pluviométrico foi registrado no litoral norte

A causa das chuvas que têm caído sobre o litoral de Alagoas tem sido o Oceano Atlântico, segundo informam os meteorologistas da Sala de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas. Um anticiclone, ou centro de alta pressão, se formou próximo à costa da Região Sudeste e, juntamente com o vento também de sudeste, impeliu a formação de nebulosidade para o litoral do Nordeste brasileiro, provocando a intensa precipitação.

De acordo com o meteorologista Vinícius Pinho, o fenômeno já está perdendo a força, o que deve aumentar a intensidade de chuvas na parte sul do Estado. Até agora, o maior índice pluviométrico foi registrado no litoral norte e na região hidrográfica do Rio Camaragibe. “A previsão é de que até sábado (27) as chuvas prossigam, porém com menor intensidade na região litorânea”, afirma o meteorologista.

Pouca chuva no Sertão

Castigada pela estiagem prolongada, a região do Sertão de Alagoas recebeu a chuva que caiu nos últimos dias. No entanto, o fenômeno que vem causando a chuva no litoral não é o mesmo que levou a precipitação para a região, que foi em menor intensidade. “Não existe previsão de chuva forte para o Semiárido”, informa Vinícius Pinho.

Segundo ele, um dos fatores que contribui para a seca no Sertão é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Localizada próxima à Linha do Equador, a ZCIT é uma área onde os ventos dos hemisférios norte e sul convergem, empurrando a nebulosidade para acima ou abaixo da linha, de acordo com a temperatura do oceano.

Com a diminuição da temperatura do Oceano Atlântico Norte, a ZCIT retornou ao local considerado normal, trazendo as nuvens de volta para o Nordeste brasileiro. O meteorologista afirma que essa situação deve continuar durante a próxima semana, porém as chuvas mais fortes serão registradas mais ao norte, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.

Nível dos rios

O monitoramento da Sala de Alerta registrou um aumento nos níveis dos rios em Alagoas, principalmente nas regiões mais assoladas pela chuva, porém sem nenhum motivo para mobilização. “Os rios estão voltando à sua normalidade”, explica o meteorologista, informando que na região da Zona da Mata, já não são registradas diminuições críticas nos níveis dos rios.