A previsão do tempo para esta semana, divulgada na última segunda-feira, 17, pelo Centro de Meteorologia da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), está sendo confirmada quanto ao volume de água e localização. Conforme previsto, a chuva chegou inicialmente no Estado sobre os municípios situados entre as regiões do Sudoeste e Noroeste desde às 18h de ontem e se intensificaram na madrugada desta quarta-feira,19. Durante três horas de precipitação, choveu na capital exatos 76 milímetros (mm), quando o acumulado esperado para este mês seria de 61 milímetros.
Conforme informações do Centro de Meteorologia da Semarh, além da continuidade das chuvas, motivada pela Zona de Convecção do Atlântico Sul (ZCAS), os sergipanos ainda serão surpreendidos pela ocorrência de trovões, descargas elétricas (relâmpago) e ainda por frequentes rajadas de vento, que deverá ter oscilação entre 40 a 50 km por hora.
Segundo o meteorologista de Semarh, Overland Amaral, no decorrer da semana, as chuvas, apesar de densas, com volume de precipitação entre 10 a 25 mm, serão gradativamente cessadas. Para esta quinta-feira dia 20, a chuva deverá cobrir todo o Estado. “O maior volume de precipitação esperado para amanhã está direcionado para a região Norte do São Francisco”, destaca Overland.
Na próxima sexta-feira, dia 21, as chuvas diminuirão de volume. A perspectiva é de ocorrência de chuvas para as regiões do Agreste e do Semi-Árido. O índice de precipitação esperado é de apenas 5 mm.
Fim de Semana
O sábado,22, e o domingo, 23, serão de chuva apenas na madrugada, tendo céu aberto a partir das 9h da manhã. No sábado, a chuva terá maior intensificação no litoral Norte e na Grande Aracaju, com volume esperado de 10 mm. Já no domingo, a precipitação mais intensa fica para a região Sul do Estado.
Segundo explica o meteorologista, as chuvas que irão cair no sábado e do domingo não serão contínuas, ainda que densas. A justificativa é a inconsistência dos sistemas climáticos atuais. “Fazendo a análise de diversos modelos, as chuvas desta semana são sazonais e de climaticidade. A surpresa é que as aguardávamos apenas para o mês de novembro, mas houve uma antecipação do período esperado favorecido pela ZCAS”, comentou Overland Amaral.