O relatório da análise de balneabilidade, divulgado hoje (15) pela Diretoria de Laboratório (Dilab) do Instituto do Meio Ambiente (IMA), apresenta 39 trechos de praias próprios para banho no litoral alagoano, entre os 55 onde são feitas as coletas semanalmente.
Desse modo e em relação às semanas anteriores, sobem para 16 os trechos considerados impróprios.
As coletas foram feitas nos dias 11 e 12 quando choveu em praticamente todo o litoral. “O aumento é causado principalmente por causa de matéria orgânica, causada pela deposição irregular de resíduos nos locais onde os rios carreiam para a praia”, explicou Carlos Soares, diretor de Laboratório.
Das amostras dos 11 trechos do litoral sul, compreendidos entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, todas continuam sem apontar áreas impróprias. Entre os 30 pontos do litoral metropolitano, desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio, 11 não são recomendados aos banhistas. Já nos 14 trechos no litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, 05 estão impróprios.
O relatório da análise de balneabilidade é uma produção semanal do IMA e também pode ser visualizado no Google Earth. Os arquivos seguem anexo, mas também são disponibilizados no site: www.ima.al.gov.br.