×

Sergipe

Chuva e ventos fortes: Defesa Civil de Aracaju faz balanço do mês de agosto

O mês de agosto foi marcado por chuvas acima da média histórica e, também, foram registrados ventos fortes na capital. As características diferenciadas para o período são analisadas pela Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que realizou um balanço contemplando dados relacionados às chuvas, ventos fortes, bem como das ocorrências atendidas pelas equipes.

Segundo o levantamento realizado pela Defesa Civil, a zona Norte de Aracaju registrou 229,2 milímetros de chuva, enquanto a zona Sul teve um acumulado de 118,3 milímetros. Essa variação acontece devido à variação de precipitações que ocorre em diferentes regiões, com pancadas de chuvas isoladas.

“Existem 17 pluviômetros, em Aracaju, então, é normal que alguns marquem valores maiores do que outros. O volume mais baixo acumulado foi registrado em bairros como Mosqueiro e Robalo, onde choveu, no mês de agosto, em menor quantidade, se comparado com a região Norte da capital, como Porto Dantas e Bairro Industrial”, explica o coordenador geral da Defesa Civil, Robson Rabelo.

Apesar do volume de chuva registrado na zona Norte ser mais que o dobro da média histórica para o mês de agosto, que é de 97,4 milímetros, nenhuma ocorrência ensejou desabrigados ou desalojados. Foram 86 ocorrências registradas ao longo do mês para realização de inspeção em situações de alagamentos, risco de desabamento ou queda de árvores.

Entre as situações existentes, 10% delas estão relacionadas aos ventos: risco de queda de árvore ou queda efetiva; risco de colapso na estrutura de painéis publicitários, que totalizam nove ocorrências. Mais da metade das solicitações recebidas pela Defesa Civil foram oriundas do serviço emergencial 199, que está disponível 24h para atendimento à população.