O governador Teotonio Vilela e o secretário da Agricultura, Jorge Dantas, entregaram sementes em Arapiraca
Segunda-feira (18) chuvosa em Arapiraca e o agricultor Manoel João da Silva tem muito mais a agradecer do que a chuva que cai no período certo, pois as sementes também chegaram na hora certa. Dando continuidade ao calendário de distribuição de sementes, o governador Teotonio Vilela Filho distribuiu 127 toneladas de sementes de feijão, milho e mamona para os agricultores familiares da região Agreste.
O sorriso de seu Manoel foi de canto a canto do rosto, ao receber das mãos do governador Teotonio Vilela um dos sacos de sementes doados pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura. Fascinado pela agricultura, o governador descreveu o setor como uma “bênção”.
“Plantar, cuidar da terra, semear a semente, regar, zelar, ver o germinar da semente, colher o fruto, sustentar a família e auxiliar no desenvolvimento do Estado, por meio desse fruto. Isso é magnífico, é realmente uma bênção”, descreveu o governador.
Com toda a humildade que o agricultor agrestino tem, seu Manoel João da Silva manifestou sua gratidão, dizendo que “foi a melhor coisa do mundo ter ganho essas sementes no tempo certo. Foi um presente. É excelente demais. Não tenho condições de comprar, assim como os meus colegas aqui presentes. Sou muito agradecido ao senhor governador”.
Demonstrando seu compromisso com o pequeno agricultor, Teotonio Vilela Filho disse que aprendeu com seus pais a respeitar o “homem da terra” e aprendeu a lição de que o Estado só se desenvolve estando ao lado dos agricultores.
“Vamos sempre auxiliar e apoiar os agricultores familiares para ajudar no crédito, no associativismo, no cooperativismo, na assistência técnica”, salientou o governador. Em especial na assistência técnica, Vilela confidenciou um sonho diante dos técnicos e agricultores presentes na solenidade. “É meu sonho criar uma instituição definitiva para ocupar o lugar da antiga Emater, no trabalho de assistência técnica junto aos agricultores”, disse.
O governador lembrou que em momento algum, antes de seu mandato, os agricultores tiveram tamanha atenção do governo do Estado. “Hoje ajudamos na compra dos produtos junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Estamos presentes no campo, com o Programa Alagoas Mais, que garante peixe, ovinos, leite e geração de renda para agricultores de todas as partes do Estado”, destacou Teotonio.
“Disponibilizamos R$ 8 milhões de recursos próprios para a aquisição de sementes. Assim, estimulamos os bancos de sementes de todas as regiões alagoanas, criando uma agricultura sustentável”, completou o governador, que além de sementes, ainda distribuiu batedeiras, balanças e peneiras.
Olhando por outro ângulo, a agricultura familiar, o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, destacou a intenção do Governo de trabalhar a segurança alimentar da população por meio da agricultura, uma vez que, segundo ele, a produção do campo abastece as cidades e com esse apoio do Estado, a vulnerabilidade social pode cair.
“O Estado mostra sua presença no interior. Antes, disponibilizávamos as sementes, apenas; hoje damos mais. Fornecemos material e equipamentos para ajudar na colheita. Atualmente, capacitamos 12 mil agricultores para atender a 100% dos bancos comunitários de sementes. O Governo garante hoje o fluxo da produção do agricultor familiar”, salientou Dantas.
Também marcaram presença na solenidade de entrega de sementes e equipamentos os deputados federais Joaquim Beltrão e Célia Rocha; os deputados estaduais Gilvan Barros e Severino Pessoa; o secretário de Estado Rogério Teófilo (Educação e do Esporte); prefeitos, vereadores e secretários municipais, além de técnicos e agricultores familiares da região.
Compromisso
Dia 26 deste mês, é o dia em que o governador Teotonio Vilela Filho se reúne com os técnicos agrícolas do Estado, no Palácio República dos Palmares, para discutir os destinos e caminhos da categoria em Alagoas.
