A forte chuva que caiu durante a madrugada desta quarta-feira, 25, e ainda permanece nesta manhã. causou diversos transtornos para moradores ribeirinhos de diversas localidades na cidade de Penedo.
Devido ao volume de chuva bem maior que o previsto para o período, ruas do município ficaram alagadas e nos locais mais afetados, a água chegou a entrar em algumas residências.
Os casos críticos foram registrados na Rua do Sossego, Ulisses Batinga, Cohab, Rocheira, Vila Matias e Barro Vermelho. Algumas ruas ficaram praticamente intransitáveis por conta do grande volume de água.
No início do dia o Corpo de Bombeiros foi acionado para as imediações do Alto da Pólvora, no Bairro Santo Antônio, conhecido como Barro Vermelho, após três residências desabarem. De acordo com um morador da localidade, em uma delas estariam pelo menos três pessoas. No momento a equipe com 10 militares está no local.
Até o momento apenas danos materiais foram registrados, como é possível ver em imagens compartilhadas nas redes sociais, onde em uma delas um homem é visto com a água na cintura.
O prefeito Ronaldo Lopes determinou a atuação imediata da Defesa Civil Municipal e das secretarias do município. Desde cedo, diversas equipes estão trabalhando, realizando serviços como desobstrução da rede de drenagem de águas pluviais, recolhendo material das ruas e atuando em áreas mais críticas para evitar maiores danos gerados pelo fenômeno natural.
De acordo com a previsão do tempo, as pancadas de chuva para a região do Baixo do São Francisco estão previstas para acontecer até pelo menos o final de semana.