A quarta edição da Expoovinos Alagoas, evento dedicado ao comércio e exposição de ovelhas e carneiros no Estado, teve início nesta terça-feira, dia 15, e vai até o próximo domingo, 19 de maio, no Parque de Exposições José da Silva Nogueira, o já conhecido “Parque da Pecuária”. O evento é organizado pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (ACCOAL).
Ao chegar ao local, o comprador pode encontrar uma média de 300 animais das raças Santa Inês e Dorper, de estimada referência no segmento e genética aprimorada, vindos dos mais requisitados plantéis alagoanos.
Mesmo com a seca que a agropecuária do Nordeste atravessa desde o ano passado, os organizadores da exposição estão confiantes, pois o mercado da ovinocultura está aquecido e com bastante credibilidade. “O ovino, diferente do gado, é mais resistente e está passando por cima desta crise”, garante o veterinário e diretor técnico da Accoal, Leonardo Pinto.
Para Leonardo e demais organizadores, a Expoovinos Alagoas traz novas perspectivas e valorização do setor, visto que a carne de carneiro há tempos recebe “status de elite” pelo mercado. “A Accoal tem parcerias com frigoríficos que fornecem para as melhores redes de supermercados alagoanos, como também para os melhores restaurantes de Maceió”, comemora o diretor técnico da entidade.
Na visão de criador, a raça mestiça confere nobreza à carne do animal. “A procura é pelo macho Dorper e pela fêmea Santa Inês (chamada de cruzamento industrial). Isso torna o cordeiro mais precoce e com mais carne”, garante Sidney Almeida, criador presente na exposição.
E a produção de carne ovina anda sendo a sensação nos plantéis, tornando uma alternativa, dada a comercialização em curto prazo. “O ovino é a válvula de escape do pequeno produtor. Onde se cria um boi, criam-se dez carneiros. Sem contar que com cinco meses já pode matar um ovino. O bovino se espera em média dois anos”, completa Sidney.
Simultaneamente à exposição de ovinos, ocorre a Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Maceió, também no Parque da Pecuária.
