Em 2010, a gastronomia de Maceió foi apontada numa pesquisa do Ministério do Turismo como o segundo motivo de viagem para os turistas, apenas perdendo para o item sol e mar. Em 2011, a culinária alagoana continua em alta, novos restaurantes foram abertos, aumentando a diversidade de sabores e os chefs alagoanos cada vez mais ganham destaque no cenário turístico.
O reconhecimento também está acontecendo a bordo do Cruzeiro Gourmet da Costa Fortuna, que navegará do Rio de Janeiro até Punta del Leste, no Uruguai. Representando Alagoas estão os chefs Wanderson Medeiros e Gustavo Rocha (Guga). Eles estão entre os 10 chefs brasileiros que têm a missão de elaborar um jantar brasileiro para 3.500 passageiros.
O chef Wanderson vai preparar 700 quilos de carne de sol. Na receita, a iguaria nordestina será regada com manteiga de garrafa e servida com purê de jerimum e batata-doce chip. Já o chef Guga, que ficou em segundo lugar no concurso Superchef, do programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, apostou no filé de filhote (peixe da Amazônia) ao molho de açaí com creme de mandioquinha e pesto de castanha de caju.
Para a secretária municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, a gastronomia de Maceió integra o roteiro turístico da cidade. “Temos a culinária regional, mineira, baiana, peruana, italiana, chinesa, japonesa, ou seja, para todos os gostos e com qualidade. Temos uma parceria com a Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), Sindicato de Hoteis, Bares e Restaurantes, Sebrae, Senac e Senai, que investem na qualificação profissional do setor”, disse a secretária.
Ainda segundo Claudia Pessôa, os chefs alagoanos estão sempre participando de eventos gastronômicos, levando os sabores de Alagoas para o Brasil e o exterior. “Wanderson e Guga são dois talentos de Maceió e durante o cruzeiro eles vão mostrar o sabor, as cores e os aromas da cidade”, disse Claudia.