O chefe de operações policiais da Delegacia Regional de Penedo Carlos Welber Freire Cardoso, 32 anos de idade, já acumula uma década de serviços prestados à sociedade através da Polícia Civil. Em reconhecimento ao seu trabalho, ele recebeu o Troféu Tiradentes ao lado de mais nove policiais, honraria concedida pela primeira vez em Alagoas.
Criada por iniciativa da Secretaria de Defesa Social, a homenagem foi prestada na sexta-feira, 27, no auditório do Palácio República dos Palmares, com a presença de autoridades civis e militares e familiares dos homenageados. Os policiais que se destacam nas atividades de policiamento ostensivo e investigação criminal foram indicados por seus superiores e escolhidos por cada região do Estado.
A reportagem do Aqui Acontece conversou com Carlos Welber que revelou sua vocação para atuar na área de segurança pública.”Antes de ingressar na Polícia Civil de Alagoas por meio de concurso público, eu servi durante quatro anos às Forças Armadas no Batalhão de Caçadores, em Aracaju-SE, onde entrei com 18 anos. Eu sempre quis atuar nessa área e sse prêmio é motivo de orgulho para mim, meus colegas de trabalho e minha família”, declarou o policial civil que é casado e pai de dois filhos.
Do serviço militar em território sergipano ao trabalho de investigação criminal na Polícia Civil alagoana, Carlos Welber atuou nas regionais de Penedo – agora na segunda oportunidade -, de Palmeira dos Índios e de Viçosa, além dos distritos policiais de Porto Real do Colégio e Junqueiro.
Desde o princípio dessa trajetória, o chefe de operações esteve sob a orientação do experiente delegado Rubem Natário, a quem considera um amigo e uma guia no caminho de sua opção profissional. “Essa homenagem é um marco na gestão da Defesa Social e um reconhecimento ao trabalho dos policiais no desempenho das suas funções na segurança pública”, disse o Delegado Geral da Polícia Civil, José Edson Freitas.
Bonificação por apreensão
Durante a solenidade, o secretário da Defesa Social Coronel Dário Cesar disse que o combate à violência requer cada vez mais dedicação dos profissionais de segurança. Segundo ele, para incentivar o trabalho dos policiais foi instituído o pagamento de bonificação pela apreensão de armas e drogas.
Com a implantação do projeto de Regiões e Áreas Territoriais Integradas, Dário César assegurou que também irá premiar com dinheiro policiais que atingirem as metas de redução da criminalidade em cada região do Estado. “Estamos buscando experiências positivas de outros estados e adaptando aos nosso projetos da área de segurança, porque não temos tempo de fazer laboratório em Alagoas”, ressaltou.
Relação dos homenageados:
1ª RISP (REGIÃO METROPOLITANA):
PM: CB ZEZITO ALVES DOS SANTOS (BPE – Serraria)
PC: OSAIR DA SILVA JÚNIOR (8º DP – Benedito Bentes)
2ª RISP (REGIÃO DA ZONA DA MATA E LITORAL NORTE):
PM: 3º SGT MARCOS LUIS MARTINIANO DA SILVA (2º BPM – União dos Palmares)
PC: EDILSON FERREIRA DA SILVA (105º – Mar Vermelho)
3ª RISP (REGIÃO AGRESTE E BAIXO SÃO FRANCISCO):
PM: CARLOS WELBER FREIRE CARDOSO (Regional de Penedo)
PC: CB JOÃO CEZAR DONATO (3ºBPM -Arapiraca)
4ª RISP (REGIÃO SERTÃO E ALTO SERTÃO):
PM: FLAVIO JOSÉ BEZERRA MOREIRA (Regional de Delmiro)
PC:CB BENILDO BRANDÃO MELO (7ºBPM – Santana do Ipanema)
UNIDADES E DEPARTAMENTOS ESPECIALIZADOS:
PM: SD JACKSWELL DOS SANTOS OLIVEIRA (BPRP)
PC: REGINA CÉLIA DE MELO (DEIC)