Em tratamento de combate ao câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está em Havana, capital de Cuba, para a segunda etapa do ciclo de radioterapia. Ele chegou no último fim de semana, acompanhado pela filha Rosa Virgínia e o neto Jorge. Sorridente, disse que vai vencer a doença e retornar a Caracas, capital venezuelana, na quinta-feira (5).
“[Vou fazer meu tratamento] para seguir vendo minha pátria bem, renovada e feliz”, disse Chávez. “Não é tempo de morrer e sim de viver”, acrescentou, demonstrando bom humor e entusiasmo.
Chávez foi recebido em Havana pelo presidente cubano, Raúl Castro, o ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e o embaixador da Venezuela em Cuba, Edgar Ramirez.
Em fevereiro, Chávez fez a segunda cirurgia para a retirada de um abcesso na região pélvica. Há menos de um ano, ele foi operado para retirar um tumor maligno na mesma região. O presidente confirmou que, desta vez, era a reincidência do câncer que teve em 2011.
No poder desde 1999, Chávez está em campanha pela reeleição e promete que o tratamento médico não interferirá no seu desejo de vencer as eleições. Nos últimos dias, ele condenou com veemência a oposição e prometeu reagir às críticas feitas a ele.