Nesta quarta-feira (6), a Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) alinhou os últimos preparativos da 4ª edição da campanha Registro Para Todos, durante reunião com representantes dos órgãos parceiros. As ações vão ocorrer nos dias 12 e 13 de novembro, na Praça da Prefeitura, em Piaçabuçu.
Durante a reunião, o juiz Anderson Passos, auxiliar da CGJAL, enfatizou a importância do Registro Para Todos no combate ao registro de nascimento tardio, ao promover cidadania e garantir dignidade aos alagoanos em situação de vulnerabilidade social.
“Nós estamos ampliando a oferta de alguns serviços, com o objetivo de realizar alguns atos administrativos durante a campanha, como a mudança de prenome, por exemplo, e vamos continuar com os trabalhos de combate ao sub-registro – que é o foco principal do nosso programa. Nosso intuito é que 100% das pessoas que vivem em Alagoas tenham certidão de nascimento”, comentou.
O juiz destacou ainda a importância da reunião para alinhar todos os detalhes. “Nos reunimos com todos os parceiros, para discutir as questões que precisávamos alinhar e fazer com que nos integremos para que o evento aconteça de forma satisfatória; e que a população de Piaçabuçu possa ser bem atendida pelo programa”.
Nesta 4ª edição, o Registro Para Todos contará com novos serviços, como alteração de gênero e prenome, para maiores de 18 anos, além de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais.
Para a coordenadora geral da Assistência Social de Piaçabuçu, Ana Carolina Barbosa, o município possui certa carência na oferta de alguns serviços à população e o programa Registro Para Todos virá em boa hora.
“Esse é um evento que a gente já vinha esperando há muito tempo e graças a Deus nós conseguimos. Tendo em vista que temos uma demanda alta de pessoas em situação de vulnerabilidade social e esses são serviços de extrema importância, que vai beneficiar muitos moradores que não têm condições de sair de Piaçabuçu para resolver”, explicou ela.
Para o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL), Wagner Falcão, a 4ª edição do evento traz otimismo e grandes expectativas de bons resultados.
“A nossa expectativa é que seja sucesso! O Registro Para Todos é um programa bem experimentado e que cada vez mais vem alcançando índices de assertividade muito grande, seja na emissão de certidão, assim como nos serviços de RG, CPF e carteira de trabalho”, disse ele.
Também participaram da reunião as servidoras da CGJAL Maria Gabriela Ramos Dias, Marcella Branco Maranhão, e representantes da Arpen-AL, do Instituto de Identificação, da Receita Federal, da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas e das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social de Piaçabuçu.
Registro Para Todos
O Registro Para Todos é uma campanha idealizada pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto, e tem como intuito garantir cidadania aos alagoanos que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta de documentos civis gratuitos.
O Programa, que está em sua 4ª edição, já passou pelas cidades de Delmiro Gouveia, Penedo e Maragogi e beneficiou 4.296 pessoas. Para saber mais sobre os serviços ofertados durante a campanha, clique aqui.
Por assessoria