O Centro Universitário CESMAC recebeu mais oito bolsas de pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dessa vez, de caráter internacional. A iniciativa é do Ministério de Ciência e Tecnologia, dentro do mais novo programa “Ciência Sem Fronteira”, lançado em agosto deste ano.
O intercâmbio vai acontecer em formato de estágio e deve contemplar os universitários da Instituição em todas as áreas de ensino. O Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), vinculado ao Núcleo de Programas de Pesquisa (NPP), vai selecionar os estudantes.
O programa vai ter duração de seis meses a um ano. Além da bolsa, a princípio destinadas para os Estados Unidos no valor de 800 dólares, e para a Europa com 800 euros, o estudante vai receber auxílio alimentação e saúde. O CESMAC também deve receber estudantes estrangeiros.
Alguns critérios para a seleção são: bom rendimento escolar; desenvolver pesquisa por pelo menos um ano, e domínio básico do idioma do país onde será feito o estágio.
A coordenadora do NPP, professora doutora Enaura Quixabeira, reforçou o crescimento da pesquisa na instituição. “A produção científica tem sido fortalecida cada vez mais na IES. Nós mantemos um padrão rigoroso de pesquisa e acredito que isso faz com que os estudos mantenham uma constante qualidade, inclusive garantindo participações expressivas em eventos nacionais e internacionais”, afirmou.
Segundo o professor Sílvio Abreu, coordenador do PSIC, “o resultado é fruto de um trabalho intenso realizado pelo Núcleo, em conjunto com professores orientadores e universitários”, finalizou. A seleção está sendo estruturada e deve acontecer até o final deste ano e início de 2012.
