A maioria dos jovens se questiona como e quando vai começar a trabalhar, por onde ir, que caminho trilhar. Pensando nisso, o Governo Federal criou o Programa Jovem Aprendiz, que dá uma força nesse processo e coloca o jovem em contato com instituições de referência.
O Centro Universitário CESMAC agora faz parte dessa realidade. O Programa Jovem Aprendiz CESMAC pretende contribuir com o crescimento pessoal e profissional, possibilitando conhecimentos práticos e técnicos no ambiente organizacional. Durante 24 meses, os jovens vão atuar nos setores da IES. Antes, eles passam por uma capacitação juto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), parceiro no programa.
A seleção conta com três etapas, incluindo prova teórica, dinâmica de grupo e entrevistas. As dinâmicas aconteceram nesta quinta-feira, 07. Os candidatos tentaram de tudo, teve até paródia da música “Amor Perfeito”, de Roberto Carlos. De acordo com Leandro Matos, psicólogo e analista de recursos humanos, o processo vai muito além dessas fases. “A intenção é fazer com que os jovens tenham um aprendizado efetivo, atuando com profissionais e recebendo orientações qualificadas”, afirmou.
Para a psicóloga organizacional, Francine Peiter, que atua no Setor de Gestão com Pessoas do CESMAC, setor que está efetivando o processo, “abrir caminho para a profissionalização dos candidatos ao Programa é uma forma de atuar com responsabilidade social e contribuir, ainda mais, com o crescimento da educação e formação dos alagoanos”, registrou.
Segundo os participantes, estar no Programa é uma forma de iniciar a vida profissional da maneira mais qualificada possível. Meninos e meninas como Alessandra Gomes e Firmino Vieira, ambos de 20 anos, além de Matheus Scala, o mais jovem da turma, com apenas 14 anos de idade, estavam presentes nessa etapa da seletiva.
Lei do Aprendiz
Alunos de escolas públicas e particulares participam do processo, regido pelo Decreto Lei nº 10.097/00, alterado pela Lei Federal nº 11.180/05 e pelo Decreto Federal nº 5.598/05. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, é considerado Jovem Aprendiz aquele contratado diretamente pelo empregador ou por intermédio de entidades sem fins lucrativos. A idade deve ser entre 14 e 24 anos.
O jovem também deve estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Fundamental. Se já concluiu, deve estar inscrito em curso ou programa desenvolvido por instituições de aprendizagem.