×

Alagoas

Cesmac promove V Simpósio de Engenharia de Produção do Nordeste

O Centro Universitário Cesmac está promovendo a quinta edição do Simpósio de Engenharia de Produção do Nordeste (Seprone), entre os dias 17 e 19 de junho, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió. Este ano, o evento anual – que reúne estudantes, pesquisadores e professores da área – tem como tema “As fontes complementares de energia e a Engenharia da Produção” e deve contar com a presença de 800 participantes.

Idealizado para ser instrumento de integração e divulgação dos profissionais da Engenharia de Produção que atuam na região Nordeste, o Seprone foi realizado pela primeira vez em João Pessoa pela Universidade Federal da Paraíba, em 2006, e desde então tem sido organizado por instituições públicas de ensino superior.

“Esta é a primeira vez que uma instituição de ensino privada organiza o Seprone e vamos superar a expectativa da comunidade acadêmica e científica em geral. Só dos alunos e professores do Cesmac já há cerca de 300 artigos e trabalhos científicos inscritos”, afirma Nehemias Rodrigues, coordenador do curso de Engenharia da Produção do Cesmac e da comissão organizadora de evento.

Segundo ele, a escolha do tema deste ano se deve às perspectivas do desenvolvimento da matriz energética brasileira graças à descoberta de petróleo na camada pré-sal nas águas profundas brasileiras e ao avanço do programa de energia nuclear. “Contudo, as fontes de energia renováveis também vão fazer parte da pauta do evento”, diz.

No dia 17 de junho, as atividades do Seprone vão começar a partir das 15h com o credenciamento dos participantes. A cerimônia de abertura será iniciada às 19h com a apresentação do Coral Cesmac e, em seguida, o senador João Tenório, uma das maiores lideranças nacionais do setor sucroalcooleiro, dará uma palestra sobre “A Importância das fontes complementares de energia para o crescimento do Brasil”.

Na sexta-feira, dia 18, das 8h às 12h, os participantes do Seprone farão uma visita técnica à fábrica de PVC da Braskem, localizada no município de Marechal Deodoro. Ao longo do dia, será realizada uma série de mini-cursos, mesas-redondas e palestras, entre elas uma sobre “O papel do engenheiro de produção na indústria do petróleo”, proferida pelo engenheiro de produção da Petrobras, Silvio Joaquim Santana, e outra sobre “Gás Natural e Eficiência Energética”, pelo gestor de Novos Negócios da Algás, Arthur Mergulão Barreto Lins.

No último dia da programação, está prevista a realização de um mini-curso sobre “Energias alternativas e renováveis”, organizado pela professora Sandra Márcia de Souza Cartaxo, da Faculdade de Ciências Exatas (Facet) do Cesmac, e uma mesa-redonda sobre “As expectativas de crescimento para o Nordeste com o pré-sal”, com os debatedores:, Luiz Germano, engenheiro da Petrobras; o professor doutor Márcio Henrique, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); e do professor doutor Altair Marques, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site: www.seprone.com.br. O valor do investimento varia entre R$ 60 e R$ 80, para estudantes e profissionais. “O evento não é restrito aos alunos do curso de Engenharia de Produção do Cesmac. Estudantes matriculados em outras instituições de ensino superior do Estado também podem participar, inclusive de outros cursos como Economia, Administração, Arquitetura e demais Engenharias”, ressalta o professor Nehemias Rodrigues.