O Centro Universitário Cesmac deve receber cerca de 6,6 mil candidatos no próximo Vestibular 2010.1 cujas provas serão realizadas no domingo (dia 13/12). No total, o processo seletivo da instituição de ensino superior dispõe de 2,4 mil vagas em 27 cursos de graduação.
O Vestibular 2010.1 do Cesmac traz como novidade o lançamento do curso de Educação Física que já desponta com uma concorrência de quase dois candidatos por uma vaga. Além disso, estão sendo oferecidas vagas em nova turma do curso noturno de Psicologia e nos cursos de Direito de Arapiraca e de Enfermagem de Palmeira dos Índios.
As provas do processo seletivo serão iniciadas a partir das 8h15. Entretanto, a direção do Cesmac recomenda aos feras que cheguem uma hora antes ao local de aplicação das provas, em função do intenso tráfego que ocorre nas vias de acesso no dia do vestibular. Os candidatos devem estar munidos do cartão de inscrição e carteira de identidade original. Os portões dos prédios onde serão realizadas as avaliações fecham pontualmente às 8h.
O vestibular do Cesmac tem duração de 4 horas. O candidato terá de escrever uma redação de caráter eliminatório e responder a 65 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, envolvendo o conteúdo de disciplinas como geografia, matemática, língua estrangeira, história do Brasil e de Alagoas, por exemplo. Quem faz a correção das provas é uma comissão formada pelos professores do Cesmac. Os resultados serão divulgados a partir das 16h da segunda-feira (dia 14).
Os feras do Cesmac não poderão fazer as provas usando bonés, chapéus, tocas, óculos escuros, celulares, aparelhos eletrônicos, calculares, bips, bolsa e etc… Só é permitido o uso de canetas nas cores pretas e azuis. Para segurança dos candidatos, serão utilizados detectores de metais nos locais de realização das provas, bem como identificadores de digitais.
O curso mais concorrido nesta edição do vestibular Cesmac é o de Enfermagem no período matutino em Maceió, que conta com 6,23 candidatos, disputando uma vaga. Por outro lado, o curso que concentrou o maior número de inscritos foi o de Direito para o período noturno, com 608 candidatos – o número de concorrentes por vaga é de 5,07 (ver tabela com número de concorrentes).
Este ano houve um aumento na procura pelos cursos de Ciências Exatas do Cesmac. O mais concorrido deles é o de Engenharia Civil vespertino em Maceió, com 3 concorrentes por vaga. Em seguida vem o de Arquitetura e Urbanismo, com concorrência de 2,42; o de Engenharia de Produção, com 2,27; e Engenharia Elétrica, com 2,25.
Sobre o Cesmac – Aos 36 anos de existência, o Centro Universitário Cesmac atravessa um de seus períodos mais positivos. Com 13,3 mil alunos matriculados em cursos de graduação e mais 3 mil nos cursos de pós-graduação, a instituição desponta como a líder no segmento de ensino superior privado. Além disso, as áreas de pesquisa e de extensão do Cesmac estão repletas de projetos, parcerias e investimentos, o que resultou no aumento geral na oferta de bolsas de estudos para estudantes, pesquisadores e professores.
“A grande vantagem dos projetos de extensão é a troca promovida entre os professores e alunos da instituição com a comunidade em geral. Trata-se de uma grande prova de fogo na qual o aluno tem a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos obtidos na sala de aula, enfrentando o desafio de interagir com pessoas e dilemas reais. Do outro lado, a própria comunidade também é beneficiada porque pode usufruir dos conhecimentos obtidos pela comunidade acadêmica”, afirma a professora Vera Romariz, coordenadora do NPE.
O Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), por sua vez, quase atingiu este ano sua meta de 2010 para o número de bolsas de pesquisa. “Pretendíamos atingir um total de cem bolsas até o ano que vem e já vínhamos pleiteando um apoio maior entre os nossos parceiros que são o CNPq e a Fapeal – que juntos mantém 20 bolsistas da instituição. Para nossa surpresa, ambas as instituições atenderam parcialmente o nosso pleito antes do previsto, oferecendo desde já oito novas bolsas para o Cesmac”, conta a professora Enaura Quixabeira, coordenadora do Núcleo de Programa de Pesquisas (NPP), do qual faz parte o PSIC.
Atualmente, o programa de iniciação científica do Centro Universitário Cesmac detém 97 bolsas, das quais 69 são mantidas com recursos próprios da instituição, outras 15 são custeadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e 13 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para Enaura Quixabeira, o incremento de recursos para as pesquisas da instituição é uma prova do reconhecimento da qualidade da produção científica da comunidade do Cesmac. “Outra demonstração de reconhecimento são os constantes convites que recebemos para participar de importantes eventos do calendário acadêmico e científico do país”, destaca, mencionando a presença de alunos e professores do Cesmac nas edições recentes da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Encontro Internacional de Produção Científica, promovido pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar).
Segundo Enaura Quixabeira, uma universidade está fundamentada no tripé: ensino, pesquisa e extensão. “Considerando a tradição e a trajetória do Cesmac, só faltava à instituição consolidar seus programas de pesquisa e extensão. Hoje esta etapa está superada. Por isso costumo afirmar que o Cesmac já é uma universidade de fato, só falta ser de direito”, diz.