×

Alagoas

Cesmac apresenta projeto em congresso na África do Sul

Afirmação do ensino do CESMAC e o reconhecimento do esforço de seus professores e alunos são o que representa a aceitação de projeto de extensão do Centro de Estudos Superiores de Maceió para apresentação no 30º Congresso Mundial de Veterinária na África do Sul.

A avaliação é da professora Maja Kraguljac, orientadora do Projeto Atividade Física para Grupos Especiais Assistida por Animais, escolhido para o evento que se realiza entre 10 e 14 de outubro na Cidade do Cabo. O projeto propõe inserir portadores de necessidades especiais, sejam físicas, psíquicas, visuais, ou apenas fisiológicas em algum programa de atividade física, inclusão necessária pois poucas opções são oferecidas para esse grupo social.

Além de oferecer a opção, o projeto cria uma parceria com a organização não-governamental Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (Neafa) e outras entidades que resgatam cães abandonados, necessitando de companhia humana, atividade física e carinho especial que apenas quem gosta de animais pode oferecer.

Além da equipe orientada pela professora mestra Maja Kraguljac, docente do curso de Educação Física do Cesmac, participam do projeto interdisciplinar os alunos dos cursos de Educação Física e Medicina Veterinária Rafael Pedri, Riclayne Barbosa Silva e Aline Fernandes Melo, com a assistência da professora Nely Targino, Coordenadora Geral dos Projetos de Extensão.

O professor Amauri Soares Ferreira, coordenador do Núcleo de Projetos de Extensão e Ação Comunitária do Cesmac destaca mais esta conquista da instituição de ensino, o reconhecimento da atividade extensionista em sintonia com as necessidades de Alagoas, sua relevância para o ensino e o desenvolvimento científico, razões da escolha do projeto para o congresso mundial que comemora 250 anos da Medicina Veterinária enquanto profissão, bem como o nascimento do conceito de patologia comparada, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento da saúde humana.