×

Alagoas

Cerca de mil processos na pauta da Semana Estadual da Conciliação

Semana Estadual da Conciliação irá envolver mais de 70 pessoas

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) já está se preparando para mais uma Semana da Conciliação. Desta vez, a ação irá ocorre entre os dias 05 e 09 de julho, no anexo do Fórum de Maceió e irá apreciar mais de mil processos das 23ª, 24ª, 26ª e 27ª Varas de Família. A iniciativa segue uma orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os Tribunais de todo país realizem conciliações estaduais nas Varas de Família.

Com mais de 70 pessoas envolvidas, trabalhando durante os dois horários, a iniciativa espera desafogar a pauta de processos das unidades judiciárias, solucionando de forma mais rápida e democrática os conflitos. “Além de agilidade processual, essas ações de conciliação garantem mais autonomia às partes, já que as próprias decidem juntas qual a melhor solução para o seu conflito”, destacou a coordenadora do Movimento pela Conciliação em Alagoas, juíza Maria Lúcia Barboza de Fátima Pirauá.

Durante a Semana serão analisados processos envolvendo divórcio, separação (revisional, execução e exoneração), investigação de paternidade, guarda, direito de visita, união estável e outros. A iniciativa conta com juízes, promotores, advogados, conciliadores e com a participação da Equipe Estadual do Programa do Integrar, que colaborou desde a elaboração até o cumprimento dos expedientes.

“A população precisa atentar para os benefícios da conciliação, compreendendo que o prolongamento dos processos por muito tempo na Justiça só causa transtornos ás partes”, enfatizou a coordenadora da Semana Estadual de Conciliação ao reafirmar a importância do evento.