×

Maceió

Cerca de 500 testes rápidos de Aids são realizados pela SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) por meio da Direção de Vigilância e de Atenção à Saúde de Maceió – Programa de Prevenção e Controle às DST/Aids realizou nesta quinta-feira, 26, cerca de 500 testes rápidos diagnósticos para HIV entre a população de Maceió atendida por cinco unidades de saúde. A ação antecipa a “Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids 2009” – 1º de dezembro – cujo tema é “Viver Com Aids é Possível, Com o Preconceito Não”.

O evento foi prestigiado pelo médico e chefe de gabinete da SMS, Humberto Santos Júnior, que representou o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins. Na ocasião, ele destacou a importância de diagnosticar e prevenir os casos no município e investir na conscientização da população. “Com as ações intensificaremos o serviço de vigilância para a saúde da população. Este é mais um trabalho desenvolvido em benefício da comunidade de Maceió”, afirmou.

Para a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, os números registrados em Maceió expressam a necessidade de descentralizar as ações preventivas e de combater à doença.

Dados do Programa de Prevenção e Controle às DST/Aids revelam que entre 1986 e novembro de 2009 foram registrados 1993 casos de Aids em adultos. Entre crianças, o número chega a 40 casos registrados, entre 1993 e novembro de 2009. A coordenadora adianta que somente este ano foram registrados 110 novos casos em adultos e 02 em crianças. A faixa etária mais acometida pela doença é de 20 a 49 anos. Ao todo, 20 óbitos foram registrados.

“Nosso objetivo é diagnosticar, de forma precoce, os casos de Aids. Queremos diminuir a subnotificação de casos, já que para cada caso conhecido, existem três ou quatro casos desconhecidos”, afirmou Sandra Gomes. Ela acrescenta que apesar de as ações serem intensificadas nos dias de combate são realizadas durante todo o ano nas Unidades de Saúde de Maceió.

As ações desta terça-feira nas unidades de Ipioca, Canaã, Jacintinho, PAM Bebedouro e Unidade Teresa Barbosa, foram realizadas das 8h30 às 16h. O atendimento teve início com um aconselhamento coletivo e individual, seguido de teste rápido de Aids e novamente aconselhamento individual.

Durante os dias de intensificação da Campanha um grupo de cupidos conscientes percorrerá pontos estratégicos de Maceió, semáforos e universidades todas as segundas e terças-feiras para ampliar a divulgação sobre o teste rápido. E no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids 2009, as atenções estarão voltadas para a ação itinerante na Praça Monte Pio, onde serão realizadas palestras, testagem para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de distribuição de preservativos.