Prometendo movimentar o mercado agropecuário de Alagoas, a 59ª edição da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro) retoma em 2009 as apresentações musicais, com atrações nacionais e locais. O evento, que movimentou no ano passado cerca de R$ 10 milhões, promete movimentar ainda mais este ano. A reclassificação de Alagoas para zona de risco médio da febre aftosa deve trazer agropecuaristas de todo nordeste ao estado no período de 24 de outubro a 1º de novembro.
O evento, que acontece no Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária) é realizado pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) em parceria com a Organização Arnon de Melo (OAM). Para a abertura, no dia 23 de outubro, foi confirmada a apresentação da banda de forró Xamego de Menina e bandas locais. No dia 24 a Expoagro 2009 receberá as bandas Calcinha Preta e Raça Negra. Para o encerramento a OAM já confirmou as bandas Calypso e Sai Rodada.
Além das apresentações musicais o presidente da ACA, Domício Silva, afirmou que o espaço denominado de “A fazendinha”, destinado para crianças, será incrementado. “Já começamos a inscrever escolas públicas municipais e estaduais para agendar visitas durante o evento. A fazendinha é um espaço que atrai além das crianças, os adultos e proporciona um dia diferenciado aos alunos”. No ano passado cerca de 120 mil pessoas passaram pelo Parque da Pecuária.
Nos 82 mil metros quadrados, do Parque José Silva Nogueira, cerca de 500 expositores estarão comercializando seus produtos. A organização do evento garantiu a permanência do espaço ‘Canto das Alagoas’ destinado para os municípios do estado exporem e comercializarem suas comidas típicas, artesanatos, cachaças, entre outros. “Para os produtores alagoanos a Expoagro 2009 trará uma novidade, que só será anunciada dias antes”, fez suspense Domício Silva.
Na semana passada a ACA definiu o calendário dos julgamentos dos ovinos, caprinos, equinos e bovinos. Na terça-feira, dia 27 até o dia 31, sempre a partir das 15 horas serão julgadas diversas raças. Entre as que mais se destacam estão os reprodutores bovinos nelore; Entre os equinos, quarto de milha e paint horse e maga larga machador. Entre os ovinos Santa Inês. A exposição e os leilões irão reunir cerca de 500 animais. “A expectativa é muito positiva. Os julgamentos entrarão no hank nordestino e nacional”, garantiu presidente da ACA.
Os criadores já podem inscrever os animais no julgamento, na sede da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) ou através dos números 3346-1386 ou 9977-8969. As escolas públicas que desejam agendar visitas ao evento também já podem entrar em contato com a ACA.