Tenente coronel Hermelindo Pereirra garantiu que vai supervisionar a segurança nos quatro dias da festa
Nesta terça-feira (07), durante coletiva de imprensa no gabinete do chefe do Executivo penedense, foi apresentado o plano de segurança pública para os dias das festividades em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes. O anúncio contou com as presenças do comando do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do titular do 7ª Delegacia Regional e do prefeito Marcius Beltrão (PDT).
A coletiva foi iniciada pelo tenente coronel Hermelindo João Pereira Filho, comandante do Batalhão de Penedo, momento que ele expôs tudo com relação à segurança para as festividades que iniciam na próxima quinta-feira (09). “Segurança pública requer a união de todas as instituições. Então, a festa de Penedo vai contar com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Marinha do Brasil e Prefeitura, com apoio e fornecendo segurança privada. Além do Conselho Tutelar, solicitado pelo Batalhão”, observou o comandante.
Entre as ações que visam garantir a segurança, estão: Revista pessoal na rampa de acesso ao campo do Sinimbu, com detectores de metal. Proibição de entrada tanto na pista, quanto nos camarotes, de pessoas portando garrafas de vidro. Paredões na região da festa também serão coibidos. Tudo que possa contribuir com atos ilícitos serão impedidos. Durante os quatro dias da festa, ao final, em pontos estratégicos, vão acontecer blitzes contra motoristas que pensam em dirigir sob efeito de álcool. Para isso, foram disponibilizados etilômetros e cerca de mil bicos para todos os dias da festa.
“Todo o plano foi traçado unicamente para garantir a segurança de todos que vão se divertir. Militares e civis também não poderão ter acesso a festa estando armado e de folga. Iremos disponibilizar um local para que ele registre sua arma e a deixe sob a guarda do 11º BPM. Ao fim, ele passa no local onde deixou e a pega. Armado na festa, só quem estiver trabalhando. Vamos apertar o cerco, queremos coibir tudo que possa gerar um conflito e o exemplo também começa pela nossa casa”, observou o tenente coronel Hermelindo Pereira.
Segundo ele, a festa contará com cerca de 140 militares por dia para fazer toda a segurança “Todo o plano já foi traçado. Nas áreas do entorno, tidas como críticas, também teremos segurança. Existem locais escuros e que podem servir de rota de fuga para quem possa praticar algum delito. Então, estes serão monitorados. Na última edição, estas áreas tiveram o apoio da cavalaria. Este ano, ainda estou esperando a resposta se iremos contar”, disse.
Sistema de câmeras irão cobrir toda a festa
A novidade na 130ª edição das festividades em Homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, será o uso de um sistema de videomonitoramento. “Este ano, em acordo com a Prefeitura de Penedo, optamos por montar um sistema de videomonitoramento. Este vai cobrir toda a festa, da Praça 12 de Abril, até o antigo prédio da Volkswagen. As 12 câmeras, entre fixas e 360º com zoom, irão cobrir as avenidas Beira Rio, Duque de Caxias e Floriano Peixoto. Este aparato é muito importante para coibir e, se algo acontecer, a polícia agir de imediato. A base será montada próximo a festa e ficara sob o comando de PM”, explicou o major Genival Bezerra.
União de forças
A segurança pública da festa será feita por cerca de 140 militares por dia, dois delegados com suas respectivas equipes, 28 agentes. Além de todo o efetivo do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Penedo, com escalas extras. Onde serão disponibilizadas duas embarcações para o Rio São Francisco e uma equipe de salvamento que terá como base a festa.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também terá uma base na festa, com o apoio de uma ambulância Unidade de Terapia Intensiva (USA). E outra na base fixa. A Marinha do Brasil, Agência Capitania dos Portos de Penedo também vai dispor do seu aparato. E a Prefeitura de Penedo, contratou 160 seguranças privados e, ainda vai colocar todos os agentes de trânsito do Departamento Municipal de Transportes.
Alerta aos motoristas
O tenente coronel Hermelindo João Pereira Filho, encerrou pedindo a colaboração dos motoristas. “Sugiro que os proprietários de veículos que residem em Penedo, deixem seus carros em casa. Desçam para a festa de táxi, e se for perto, vão a pé. Primeiro que a região não vai suportar tantos carros. Visto que, uma boa parte da área da festa vai estar fechada para a passagem. Apenas carros oficiais terão acesso. Outro ponto, ao final de cada dia, serão realizados testes de alcoolemia, em pontos estratégicos. E para o dia dedicado ao dono da festa, um alerta. O carro que estiver no percurso, será guinchado e, se estiver em parada irregular, ainda vai ser multado”, conclui o comandante do 11º BPM.
O prefeito Marcius Beltrão (PDT) foi o último a encerrar a coletiva, pedindo o apoio de todos para que a festa seja a maior de todos os tempos. “A festa é para todos os penedenses. Buscamos com isso projeção para a nossa cidade. Com isso, fomentamos o turismo e contribuímos com a economia. Todos ganham. Vamos nos divertir sabendo brincar e respeitar a todos. Sejam receptivos e ajudem os turistas que estarão na cidade. Com relação à segurança, agradeço o apoio de todos os envolvidos. E colaborem, segurança pública é dever de todos”, frisou o gestor.
