×

Política

Cerca de 17 mil habitantes de Penedo vivem abaixo da linha de indigência

Cerca de 17 mil habitantes da população de Penedo sobrevive com menos de R$ 150 por mês, valor aproximado de um quarto do total do atual salário mínimo brasileiro, referência para o cálculo de alguns indicadores sociais. A situação de extrema pobreza atinge 28,5% das 60.389 pessoas que residem no município ribeirinho, conforme dados divulgados na tribuna do parlamento pelo vereador Raimundo Jorge Rosário Souza, o Dr. Raimundo (DEM).


Os números preocupantes constam no acompanhamento do projeto Objetivos do Milênio, desenvolvido pela ONU em parceria com diversos países. O estudo referente ao período 1991/2010 mostra ainda que 33,5% da população de Penedo se encontram entre a pobreza e a indigência, ou seja, a renda familiar per capita não ultrapassa um quarto de um salário mínimo.


“Quando a gente se aproxima desse momento de eleição e observa esses números, passa a entender que muitos vendem seu voto por necessidade, por conta de sua indigência, porque precisa comprar comida. A saída dessa condição também mudaria o perfil desse eleitorado”, ressaltou Dr. Raimundo durante a sessão ordinária realizada quarta-feira, 04 de abril.