×

Alagoas

Cerca de 140 reeducandos participam de aulão de revisão para o Enem


Durante todo o ano muitos reeducandos estudaram para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privados de liberdade (Enem/PPL), que acontecem nos dias 13 e 14 de dezembro nas unidades prisionais. Este ano, mais de 140 reeducandos, da capital e do interior, foram inscritos no exame.

Para reforçar os estudos, além das aulas convencionais, reeducandos do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), do Presídio Feminino Santa Luzia e do Presídio do Agreste contarão com um auxílio extra: aulões de revisão ministradas por colaboradores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), através do projeto “Conexão de Saberes” e da Escola Municipal Luciano Alves, de Girau do Ponciano.

Para as reeducandas do Presídio Feminino e os do NRC, as revisões serão ministradas nesta sexta-feira (02), a partir das 13h e 18h, respectivamente. Já os alunos do Presídio do Agreste terão quatro dias de revisão, sendo iniciados na próxima segunda-feira (05).

Para a gerente de Educação da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Genizete Tavares, esse trabalho é muito enriquecedor. “Com essas ações incentivamos os inscritos a se dedicarem ainda mais. Desta forma, oferecemos estrutura e conteúdo para que concorram com segurança e consigam alcançar o resultado desejado”, disse.

Enem/PPL

Para participar do Enem/PPL, os reeducandos são inscritos pelo setor pedagógico da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Com a aprovação no exame, os candidatos poderão obter a certificação de conclusão do ensino médio e tentar uma vaga em uma universidade.

Além das inscrições, o setor pedagógico acessa os resultados e, posteriormente, encaminha ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa Universidade para Todos (Prouni), ou mesmo requerem a certificação de conclusão do ensino médio e o acesso a outros programas da educação superior.

Para requerer a certificação, é necessário que o candidato tenha alcançado 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas, além de 500 pontos na redação.
O Enem para as pessoas privadas de liberdade, assim como o exame tradicional, é realizado em dois dias, com questões de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática.