×

Negócios/Economia

Cerca de 104 mil alagoanos ainda não declararam o Imposto de Renda

Multa pode chegar a 20% do imposto devido

Prestes a encerrar o prazo da entrega da declaração de imposto de renda, cerca de 104 mil alagoanos ainda não acertaram suas contas. Segundo dados da Delegacia da Receita Federal em Maceió, os contribuintes que não realizarem a entrega podem pagar multa de até 20% do imposto devido.

Até a noite desta quinta-feira (23), a Receita Federal em Alagoas divulgou que registrou a entrega de 115.200 declarações das 220 mil esperadas.

A Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) deve ser feita através do programa IRPF 2015, que é necessário download do programa em um computador.

Na versão, não existe mais a obrigatoriedade da opção pelas deduções legais previstas na legislação tributária para contribuintes que pretendam compensar imposto pago no exterior ou no ano-calendário de 2014, ou posteriores, resultados negativos (prejuízos) da atividade rural de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2014.

O contribuinte pode fazer a importação de dados de 2014 para facilitar o preenchimento da Declaração do IRPF 2015. A partir do exercício 2015, ano-calendário 2014, a RFB disponibiliza ao contribuinte a Declaração Pré-Preenchida do IRPF.