×

Meio Ambiente

Cepram aprova nove processos de licenciamentos ambientais

Thomaz Nonô disse que não há relatório que descreva a importância do Canal do Sertão

O vice-governador José Thomaz Nonô presidiu nesta terça-feira (19), a 246ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram). A reunião foi realizada no Salão de Despachos, do Palácio Floriano Peixoto, Centro de Maceió. Antes da discussão da pauta, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) fez uma apresentação sobre o Canal do Sertão e do Projeto de Integração com o Sistema Coletivo do Alto Sertão Alagoano.

O secretário de Projetos Especiais e Infraestrutura Hídrica, Alzir Lima, mostrou os benefícios alcançados pela distribuição da água aos sertanejos. O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) Álvaro Menezes também exibiu os trabalhos de esgotamentos sanitários em Conjuntos Habitacionais nos municípios de Rio Largo, Satuba e Maceió.

O presidente do Cepram e vice-governador, José Thomaz Nonô, destacou a importância do Canal do Sertão que, segundo ele, é motivo de orgulho para o Governo. “Não é apenas uma obra física, a obra por si só já diz tudo. Não há relatório que descreva a beleza e importância do Canal do Sertão. Água é vida. O verde, o pasto, a cana e as plantações se tornaram realidade”, declarou Thomaz Nonô.

Na ocasião, também foram aprovados nove novos processos de licenciamentos ambientais, entre licenças prévias, de regularização de operação, de instalação e de implantação. O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) é o mais antigo conselho ambiental do país, foi criado em 4 de outubro de 1973, por meio da Lei Estadual 3.163/73.

É um órgão consultivo, normativo, deliberativo e recursal do Sistema Estadual de Administração dos Recursos Ambientais (Seara). O Cepram tem a finalidade de deliberar sobre diretrizes, políticas, normas e padrões para a preservação e conservação dos recursos naturais e tem sua composição tripartite e paritária, com representações do poder público, das entidades ambientalistas e das organizações da sociedade civil.