Obra foi a mais recente publicação da Cepal
O lançamento do quarto título da coleção Para Todos, o clássico Marília de Dirceu e a ótima aceitação por parte do público alagoano dos livros de bolso da editora da Cepal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos consolidam a política de busca pela democratização da leitura adotada pela companhia nesta gestão.
O selo foi criado no final do ano passado e já colocou no mercado editoria local cinco grandes títulos da literatura nacional pelo custo de R$ 5. O primeiro da coleção foi Dom Casmurro, de Machado de Assis; depois vieram Os Sertões, de Euclides da Cunha; Senhora, de José de Alencar; e Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga. Em novembro, a editora leva às bancas da capital o clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas, outra obra de Machado de Assis.
Com tiragem de 3 mil exemplares, a coleção Para Todos está presente em 52 bancas de revista de Maceió e nas livrarias Popular, Resma, Nossa Livraria e na Edufal, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Neste quase um ano no mercado, o produto vem conquistando uma fatia significativa de leitores e colecionadores. O baixo custo, a qualidade editorial e o fato de estar presente em pontos de venda populares e acessíveis explicam o bom retorno que a coleção tem dado à Cepal.
Segundo o diretor presidente da Cepal, Moisés de Aguiar, os livros também têm sido muito procurados por escolas e por empresários de outros estados. “São clássicos da literatura brasileira adotados no segundo grau, em vestibulares e concursos. Com isso, acredito que temos nas mãos uma coleção com vida longa e que atende os nossos principais objetivos – o retorno comercial e a ampliação do acesso à leitura”, afirma.
Nos últimos quatro anos, a Cepal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos vem passando por mudanças significativas na área gráfica e editorial. A companhia fez importantes aportes financeiros na aquisição de máquinas e equipamentos para modernizar o seu parque gráfico.
O parque ganhou uma máquina de costura, dobradeira, coladeira, grampeadeira, uma máquina digital e uma off-set cinco cores. As metas são a qualificação dos serviços oferecidos aos clientes, a ampliação sua base de atuação e aumento da competitividade.
Além disso, a companhia investiu na criação de uma Área Editorial que desenvolve produtos diversos tendo como foco a valorização da cultura, da história e da identidade local, a democratização do conhecimento e da leitura e o incentivo às artes alagoanas. Atualmente, a editora da Cepal tem em seu portfólio os seguintes produtos:
– Revista Graciliano: publicação quadrimestral de cunho científico-cultural e jornalístico que tem como linha editorial a abordagem aprofundada de temas regionais e de grandes personagens da história, das artes e da cultura de Alagoas.
– Revista de Economia Política do Desenvolvimento: O produto é resultado de uma parceria com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas. Os artigos da publicação quadrimestral se debruçam sobre aspectos e rumos do desenvolvimento do Estado de Alagoas.
– Coleção Para Todos: Linha de livros de bolso que edita clássicos de domínio público da literatura nacional a preços acessíveis. A meta é a democratização da leitura. Os livros da marca Para Todos são vendidos em bancas de revista pelo custo de R$ 5.
– Coleção Coco de Roda: Selo de livros infantis da Cepal/Imprensa Oficial Graciliano Ramos que é resultado de um edital público lançado no final de 2009. O primeiro título será lançado em novembro.
