Atendimento humanizado é priorizado pela Prefeitura de Aracaju
Viabilizar as demandas dos usuários que buscam auxílio nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da capital é algo primário para as equipes desses equipamentos. Para isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, pasta responsável por administrar as unidades da Proteção Social Básica (PSB) no município, tem como prioridade o atendimento humanizado, possibilitando o acompanhamento intrafamiliar.
Em todos os 17 Cras de Aracaju os usuários recebem essa supervisão por meio da oferta dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com atividades complementares de fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários e de prevenção de violações de direitos.
De acordo com a coordenadora da PSB da Assistência Social de Aracaju, Catharina Menezes, as equipes das unidades, compostas por coordenador, recepcionista, auxiliar administrativo, assistentes sociais, psicólogos, educador social e oficineiro, são capacitadas para oferecer atenção coletiva e individualizada.
“O corpo profissional promove ações de prevenção de situação de risco social. As equipes são orientadas e capacitadas para atender os usuários de forma humanizada e acolhedora, fazendo uma escuta atenciosa e qualificada das demandas dos cidadãos, dando os encaminhamentos devidos”, ressaltou.
O SCFV promove reuniões, rodas de conversas e ações socioeducativas que envolvem toda a comunidade para criar, manter e fortalecer vínculos entre os próprios usuários dos Cras e também das famílias com os colaboradores dos equipamentos. Por conta dessa interação, as equipes técnicas conseguem identificar e abordar situações que vão além do contato nos Centros de Referência.
A partir do Paif, as equipes realizam visitas domiciliares, entrevistas, atendimentos particularizados, reuniões de ações planejadas com participação dos usuários, palestras, campanhas socioeducativas, eventos comunitários e encaminhamentos para benefícios e serviços socioassistenciais.
Assistida pelo Cras Maria José Meneses, no bairro Coqueiral, na zona norte da capital, a dona de casa Lúcia Maria Timóteo reconhece a importância de poder contar com o apoio do equipamento em momentos difíceis da vida.
“Participo do Cras há cerca de dez anos, e considero a equipe como uma família. Desde que começou a pandemia minha situação se agravou. Além de um benefício que recebo através dos programas socioassistenciais, conto com o apoio do Cras, onde trabalham pessoas maravilhosas que me estendem a mão quando mais preciso de ajuda”, enfatizou.
Com uma história de superação, a usuária do Cras Enedina Bonfim, do bairro América, Carla Pereira Barros, 36, viu sua vida mudar por meio do acompanhamento e dos serviços ofertados pela Prefeitura.
“Fui atrás do Cras devido à situação de vulnerabilidade social que vivia. Lá me atenderam e realizaram minha inscrição no Bolsa Família. Com o apoio da equipe do Cras e com o recebimento do benefício consegui superar a situação difícil em que vivia. Comecei a fazer cursos de doces e salgados e gerar renda. Hoje, sou estudante de pedagogia e tive um incentivo muito grande da equipe do Cras. Quando penso em desistir, eles me incentivam a continuar. Estão presentes em praticamente tudo, são como uma segunda família”, afirmou a estudante.
