×

Maceió

Centro Pop trabalha cuidados de saúde com população de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP 1), leva ao conhecimento dos usuários orientações sobre o uso correto de ervas medicinais. A ação é desenvolvida pelo educador social, professor de educação física e mestre em capoeira, Ivanildo Antônio, conhecido como mestre Besourão.

“Esta já é a terceira aula que realizo e elas funcionam como um alerta para a saúde dos usuários que convivem diariamente nas ruas com problemas de saúde, como cortes, doenças sexualmente transmissíveis. As orientações que eles recebem são um alerta para os cuidados com a saúde do corpo, a higiene e a autoestima”, diz o professor de educação física, Ivanildo Antônio.

Ivanildo revela que já ensinou nas aulas a fazer sedativos com o uso de barbatimão e outras ervas medicinais como a aroeira e sambacaitá. O professor leva as amostras que são apresentadas aos usuários que podem manipular cada uma delas. Além disso, um vídeo educativo é apresentado. Nele um especialista fala das plantas, do uso medicinal e do nome científico de cada espécie já analisada pela ciência e que teve a eficácia comprovada na saúde humana.

Um dos alunos que fez parte da oficina foi Joseph Júnior. Ele diz que participa das atividades do Centro Pop para resgatar a cidadania. “Às vezes consigo dormir na casa de algum parente, quando não, é na rua. Por isso, quero tirar meus documentos que perdi e fazer um curso de porteiro para voltar a trabalhar”, diz Joseph que está em situação de rua e vem sendo acompanhado pela Semas.

A coordenadora do Centro Pop 1, Alessandra Conceição da Silva, diz que as atividades com os usuários são realizadas todos os dias. “Eles participam da roda de capoeira, do torneio de futebol, de encontros e de rodas de conversa com os técnicos sobre os direitos sociais, como a habitação”, diz Alessandra.

Jonas César de Lima, 31 anos, é outro participante das atividades do Centro Pop. Jonas diz que veio de São Paulo para Maceió há três anos porque brigou com a mãe e se separou da esposa. Deixou lá quatro filhos. Veio para Alagoas de carona porque tinha a referência do pai que nasceu em Mata Grande. “Tô esperando minha documentação ficar pronta e receber a passagem para voltar para São Paulo”, diz Jonas.

O trabalho no Centro Pop é de trabalhar a autonomia da população em situação de rua que vem sendo acompanhada pelas equipes da Semas. A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca ainda que os Centros POP têm um papel fundamental no resgate do projeto de vida de famílias em situação de rua. “O Centro POP tem espaço para higiene pessoal, oficinas socioeducativas e encaminhamento à rede socioassistencial. Assim que o usuário chega na unidade é feito um cadastro, para que possamos dar os encaminhamentos necessários, como retirada de documentos, tratamento de saúde e retorno a cidade de origem”, destacou a secretária.