Centro Pop garante atendimento à população de rua em Maceió
Os Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) dão às famílias que fazem das ruas local de moradia a oportunidade de melhorar de vida e sair das condições de vulnerabilidade. Pensando nesse público, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vem fortalecendo o atendimento na unidade localizada no bairro do Farol.
Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, os Centros Pop têm um papel fundamental no resgate do projeto de vida de famílias em situação de rua. “Os técnicos da unidade encaminham esses usuários à rede socioassistencial e as demais políticas públicas, buscando a autonomia dessas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade nas ruas”, destacou.
Os usuários encaminhados ao Centro têm à disposição uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e outros técnicos de referência. Segundo a coordenadora do Centro Pop 2, Verônica Cerpa, a unidade já atende em média de 100 a 120 usuários por mês. “No local há espaços para higiene pessoal, refeição e atendimento individual”, disse.
Ao chegarem no Centro Pop 2, os assistentes sociais e psicólogos atendem a necessidades imediatas desses usuários, fazendo também encaminhamentos para retirada de documentos para a Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto (Albergue Municipal) e para inscrição em programas sociais. A unidade também realiza atividades que visam promover a qualidade de vida por meio de palestras educativas e oficinas culturais.
O Centro POP 2 funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Tomás Espíndola, nº 86, no bairro do Farol (logo após o viaduto Washington Luiz). A Semas mantém ainda o Centro POP 1, que funciona na Avenida da Paz, sem número, Jaraguá (próximo ao Coreto).
0800
Por meio do telefone 0800 284 8048, qualquer cidadão pode repassar informações sobre famílias ou pessoas isoladas em situação de vulnerabilidade social nas vias da capital e acionar as equipes de Abordagem Social. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O número para ligações gratuitas disponibilizado pela Semas é o principal canal por onde o maceioense pode contribuir, de maneira direta, com o encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços oferecidos pelo poder público.
