Com a implantação da Residência Inclusiva e do Centro Dia, a Prefeitura de Maceió avançou bastante na assistência às pessoas com deficiência. Esses equipamentos, que começaram a funcionar em fevereiro deste ano, são os primeiros nesta modalidade no Estado de Alagoas.
As unidades, vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) fazem o atendimento e acolhimento institucional de pessoas com deficiência, que devido à situação de dependência, necessitam de apoio para a realização de cuidados básicos diários.
A Residência Inclusiva funciona na Rua São Francisco, número 531, no bairro Ouro Preto. A casa tem capacidade para acolher até 10 pessoas que tenham algum tipo de deficiência física, mental ou intelectual e que tiveram os vínculos familiares rompidos, mas que precisam de um local para morar e ainda receber os cuidados terapêuticos e socioassistenciais.
A casa possui três quartos, sendo um para os cuidadores e os outros dois para os usuários. Há ainda as salas de estar, jantar, cozinha e cinco banheiros adaptados. Há um local para desenvolver atividades pedagógicas, área de serviço e uma sala para a coordenação e equipe técnica, formada por profissionais das áreas de psicologia, serviço social, nutrição, enfermagem, terapia ocupacional, cuidadores, serviços gerais e auxiliar de cozinha.
