O Complexo de Saúde Dr. Hélio Lopes recebeu nesta sexta-feira (06), um representante da prefeitura de São José da Tapera, município sertanejo alagoano, para uma visita técnica sobre as boas práticas desenvolvidas em Penedo em relação a assistência de pacientes em tratamento oncológico.
O enfermeiro e representante da Secretaria Municipal de Saúde de São José da Tapera, Nataniel Silva de Melo, conheceu o funcionamento dos serviços ofertados pelo Centro de Suporte Oncológico, pioneiro em Alagoas.
Inaugurado em 2024, o equipamento já se consolidou como referência estadual no cuidado e acolhimento a pacientes em tratamento contra o câncer, com 375 pacientes atendidos desde a sua implantação pela Prefeitura de Penedo.
“Receber outros municípios para a troca de experiências é motivo de muita responsabilidade e orgulho para Penedo. O Centro de Suporte Oncológico nasceu com o propósito de cuidar das pessoas com dignidade, acolhimento e organização, e ver esse trabalho inspirando outras cidades mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é compartilhar o que dá certo, fortalecer o SUS e contribuir para que mais municípios consigam ofertar um cuidado humanizado e de qualidade à população”, afirma a Secretária de Saúde, Waninna Mendonça.
A gestora apresentou a estrutura física do Complexo de Saúde, os fluxos de atendimento e as estratégias adotadas para garantir um cuidado humanizado e de qualidade. A visita possibilitou ainda acesso ao modelo de gestão e organização do serviço viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Fiquei encantado em conhecer o Complexo de Saúde de Penedo e, especialmente, o Centro de Suporte Oncológico. A troca de experiências vivenciada aqui certamente fará a diferença no nosso município e prova que é possível fazermos igual. Penedo é uma referência para nós e está de parabéns pela iniciativa e pela qualidade do serviço ofertado à população”, destacou Nataniel.
A Prefeitura de Penedo segue consolidando o município como referência regional em saúde, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos serviços, a humanização do atendimento e a cooperação entre os municípios para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Secom – PMP


