O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Cacilda Sampaio, vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou, o “Encontro das Famílias do Cras Cacilda Sampaio”. Esse encontro teve o objetivo de que as famílias da comunidade conhecessem melhor o centro. Cada usuário do Cras, que faz parte do grupo de idosos, mulheres e crianças teve a oportunidade de levar um membro da família para participar das atividades desenvolvidas durante toda a manhã.
Segundo a coordenadora do Cras Cacilda Sampaio, Adriana Barros, esse encontro foi proposto pelos próprios usuários do centro. “A intenção desse encontro é trazer as famílias para o Cras, para que ele realmente seja a Casa da Família”, salientou.
Ao todo, mais de 90 pessoas da comunidade, tiveram um dia diferente, no qual puderam assistir a uma palestra sobre o papel da família no Sistema Único de Assistência Social (Suas), ministrada pela assistente social do Núcleo Temático da Assistência Social (Nutas) da Ufal, Elen Nogueira, como também fizeram dinâmicas de grupo. Já as crianças participaram de atividades lúdicas com o tema família. O encontro foi encerrado com um almoço de confraternização, com a apresentação de um grupo de dança formado por adolescentes do bairro e com um bingo.
Existem seis Cras em Maceió, localizados em áreas de vulnerabilidade social. Os Cras possuem grupos de mulheres, de crianças, de adolescentes e de idosos com atividades especificas voltada para cada faixa etária, como também são realizados cursos profissionalizantes para a comunidade. Também prestam serviços através dos Programas de Atenção Integral a Família (Paif), Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
