Unidade está situada à rua Dom José Thomaz
Referência em tratamentos terapêuticos em Sergipe, o Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco tem sido peça fundamental na promoção de saúde e melhoria de qualidade de vida dos beneficiários do Ipesaúde. A unidade, que integra a estrutura do Ipesaúde, oferta tratamentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, reabilitação do trato urinário, RPG e condicionamento físico e contabiliza quase três mil atendimentos por mês.
Desde maio à frente da coordenação do Centro, Márcia Fonseca Costa tem como meta o aperfeiçoamento dos serviços ofertados. “Nossa meta é aperfeiçoar e ampliar ainda mais a qualidade e a quantidade dos atendimentos oferecidos, já que temos cerca de 2.900 atendimentos/mês, e a nossa capacidade é de 5.000 atendimentos/mês nas mais variadas modalidades. Nessa nova gestão, estamos justamente focando em aperfeiçoar o atendimento oferecido em todos os serviços. Atendemos de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e, para acessar os serviços, basta que os beneficiários tragam um relatório médico indicando a necessidade de um dos tratamentos oferecidos”, explica.
A servidora aposentada da Secretaria de Estado da Educação, Hélia Maria Barreto, iniciou o tratamento há sete meses, quando, por conta de problemas cardiovasculares e neurológicos, passou a ter dificuldade para caminhar. Felizmente, graças ao tratamento continuado, a aposentada já apresenta melhora. “Estava com dificuldade de coordenar os movimentos no meu pé direito e, por indicação médica, iniciei o tratamento aqui no mês de dezembro. Fui muito bem atendida e, hoje, já voltei a fazer tudo o que fazia antes e estou trabalhando no fortalecimento da minha musculatura”, comemora.
Para o educador físico Sérgio Dória, além de fazer o trabalho de reabilitação, o Centro também acaba sendo responsável por uma mudança de atitude dos beneficiários em relação à saúde. “Nós já contabilizamos mais de 350 servidores que passaram por nossa abordagem, oriundos dos mais variados problemas de saúde, e hoje se encontram plenamente recuperados. Após uma avaliação e prescrição individualizada, nós iniciamos a rotina e só terminamos quando esse paciente está plenamente recuperado ou adaptado à sua atividade. Ele sai daqui com um relatório técnico orientando qual a atividade que ele deve seguir, seja musculação, caminhada, corrida, natação ou outra atividade que seja adequada às suas necessidades e aptidões. De vez em quando alguns até passam por aqui, cedinho, durante os exercícios que praticam, para nos cumprimentar e relatar a sua atual condição”, comenta.
Dotada de equipamentos modernos, incluindo uma academia completa, e de toda a estrutura de suporte às diversas terapias, o Centro de Reabilitação Maria Virgínia faz parte da estrutura do Ipesaúde e pode ser utilizado por todo e qualquer beneficiário munido de relatório médico, indicando a necessidade dos tratamentos ofertados. O Centro de Reabilitação está situado à rua Dom José Thomaz, 339, bairro São José. Mais informações podem ser obtidas pelo 3214-3702.
