Começou na madrugada dessa quarta-feira, 12, um período de chuva no litoral norte da capital sergipana e que vai se estender ao longo do São Francisco e parte do sertão. Segundo o coordenador do Centro de Meteorologia da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral, as chuvas apresentarão instabilidades entre os dias 13 e 16.
Segundo a previsão meteorológica, nessa quinta-feira, 13, deve chover cerca de cinco a vinte milímetros no agreste e no sertão sergipano. Já no litoral e no interior do estado as chuvas começam pela manhã e permanecerão durante o dia com índices de 25 a 30 milímetros. Até o dia 15 de maio pancadas de chuvas cairão em todo estado.
Já no domingo, dia 16, não há sinais de chuvas. A previsão é de tempo nublado, mas pode chover no centro-sul do Estado com maior concentração nos municípios de Nossa Senhora das Dores, Cumbe e Capela. A tarde o tempo fica nublado e na madrugada do dia 17 pode ocorrer pancadas de chuva.
Overland afirma que o mês de maio é de estação chuvosa. “Essas chuvas geralmente ocorrem em dias alternados. O nível de chuva vai se manter dentro da média histórica durante o mês”, afirmou.
Revela que as previsões de maio até agosto deste ano, no Nordeste, serão feitas nos próximos dias 19 e 20 de maio durante a VI Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste do Brasil no ano de 2010. O evento será realizado no auditório da Codise.
Esse encontro prevê a reunião de meteorologistas do Nordeste do Brasil, que farão uma conferência com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (IMPE), Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em São Paulo, e Instituto Nacional de Meteorologia, em Brasília (INMET).
As palestras abordarão sobre os desafios da previsão do tempo no Brasil, declara o meteorologista Overland Amaral.