A manutenção e conservação das obras de requalificação do Centro de Maceió serão as pautas do 3º Café de Negócios, promovido pela Aliança Comercial e Sebrae, na quinta-feira (04), às 8h30, no Restaurante Chic, localizado à Rua da Alegria, em Maceió. Gestores municipais e empresários irão debater a viabilidade da implantação de um condomínio no Centro da capital.
Segundo o presidente da Aliança Comercial, João Correia, a viabilidade do projeto depende da adesão dos lojistas. “O condomínio vai preceder a implantação do shopping a céu aberto, que é um novo conceito de centros qualificados, com uma administração focada cada vez mais no conforto dos consumidores”, explica João Correia.
O projeto visa, principalmente, à participação do setor privado na conservação e manutenção de áreas públicas requalificadas. Segundo João Correia, embora as obras sejam concluídas, o setor público muitas vezes é omisso em relação a manter as áreas preservadas. “Foram investidos R$ 25 milhões nas obras de requalificação do Centro, mas o Município ainda não estudou como vai manter a limpeza, segurança, entre outros serviços necessários para o funcionamento adequado do comércio”, afirma o presidente da Aliança Comercial.
Para discussão desta quinta-feira, foram convidados os secretários municipais Mozart Amaral (Infraestrutura), Mazio Duarte (Planejamento), Ricardo Ramalho (Meio Ambiente) e Ivã Vilela (Controle e Convívio Urbano). A coordenadora do projeto de Requalificação do Centro, Gardênia Nascimento, também deve comparecer ao Café de Negócios.
João Correia destaca a importância de participação dos empresários. “Enfrentamos algumas dificuldades porque muitos lojistas mantêm uma visão voltada para seu próprio negócio. No entanto, a concorrência no setor varejista está aumentando e precisamos oferecer mais conforto para os consumidores que vêm ao Centro”, diz.
Gestão de Negócios
A partir das 19h30, na Associação Comercial, em Jaraguá, os empresários do Centro participam da palestra Ferramentas do Empreendedor, com o palestrante Elton Lívio Patterle. A iniciativa visa a incentivar uma gestão mais consciente dos negócios e conta com a parceria da Associação dos Supermercados de Alagoas. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível.