Skip to content

Centro de Inovação do Jaraguá sedia 3ª edição do Workshop de Tecnologias de Redes

  • Home
  • Maceió
  • Centro de Inovação do Jaraguá sedia 3ª edição do Workshop de Tecnologias de Redes

Blog

Centro de Inovação do Jaraguá sedia 3ª edição do Workshop de Tecnologias de Redes

O Ponto de Presença de Alagoas na Rede Nacional de Ensino de Pesquisa em Alagoas (PoP/AL RNP) traz ao estado a 3ª edição do Workshop de Tecnologias de Redes (WTR), que será realizado entre 15 a 17 de maio. Para esta edição, o evento retoma a colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que abriga o PoP/AL. O intuito é compartilhar conhecimento em alto nível sobre o uso de redes.

O evento contará com três dias de programações no Centro de Inovação do Jaraguá (CIPT). No dia 15, será promovido o workshop do WTR, aberto a todo o público interessado. Nos dias 16 e 17, os realizadores ofertarão uma grade extensa de cursos aos clientes e parceiros. De acordo com o assessor Executivo de Gestão Interna da Fapeal e coordenador administrativo do POP/AL, Georginei Neri, o apoio e a parceria com as instituições será fundamental para a realização do evento.

Ele cita o suporte da própria Fapeal, que é o local onde o Ponto de Presença está abrigado, e inclui os estabelecimentos de ensino como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), que são mesmo tempo clientes e parceiras da RNP. “Vamos convidar também algumas universidades privadas, colaboradores de startups de base tecnológica, as empresas de telecom no estado e alguns empreendimentos que produzem e vendem material de tecnologia”, explicou o assessor.

“Haverá neste espaço palestras e discussões em torno da ampliação da rede RNP, tanto para a área acadêmica quanto para o setor de políticas públicas. A ideia é justamente reunir todo mundo no auditório para abordar as soluções de Alagoas para os próximos cinco anos”, explicou.

O gestor explica que a organização irá tratar de questões para além da tecnologia de redes, incorporando assuntos como o gerenciamento eletrônico de documentos, o envolvimento da mulher na tecnologia, carreiras na área digital, a ciência da informação e o fomento à pesquisa.

Neri cita a necessidade imprescindível de atuar com as tecnologias, especialmente após o período da pandemia da Covid-19, quando ficou evidente a necessidade de uma infraestrutura forte, segura e disponível.

“A discussão vai envolver o futuro de Alagoas frente aos investimentos em tecnologias. Por exemplo, a gente vai tratar sobre Rede Alagoana de Alta Velocidade (RAAVE), que é um projeto que engloba não só o Governo do Estado quanto o Governo Federal, mas também vai captar as empresas privadas do ramo e todo o âmbito de educação mesmo”, completou Georginei Neri.

Inscrições e programação

Georginei Neri incentiva que os estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) participem, uma vez que será uma oportunidade única para se instruir, capacitar e conversar com profissionais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O evento é gratuito.

“A gente está convidando o pessoal de tecnologia envolvido com redes, mas vamos falar de carreira profissional, portanto todos que quiserem entrar na área estão convidados, porque vão conhecer como ela funciona hoje, no Brasil e em Alagoas. Nós avançamos muito nesta questão de infraestrutura no estado, então sempre vale a pena uma discussão aberta”, explicou.

As inscrições já podem ser acessadas no site, e em breve a lista completa de cursos e suas temáticas também estarão disponíveis. As vagas são limitadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também