×

Alagoas

Centro de Inclusão Digital de Igreja Nova agora tem internet gratuita

?Eu agradeço muito ao professor por tudo que aprendi nesses 40 dias de curso?, contou emocionada a concluinte Silviane

Imagine a decepção para alguém que faz curso de informática e termina as aulas sabendo apenas digitar? Era esse o sentimento dos que passaram nos Centros de Inclusão Digital (CDIs) em Igreja Nova até 2012 por falta de internet nos locais onde um computador servia apenas como se fosse uma máquina de datilografia.

Com a administração Governando Para Todos, os telecentros do município estão sendo conectados a web, avanço já promovido no Centro de Inclusão Digital Professor José Felinto Santos, situado no centro urbano de Igreja Nova. Em breve, os três CDIs da zona rural também terão acesso gratuito à rede mundial de computadores e serão, de fato, espaços públicos que possibilitam a inclusão digital e a oferta de cursos de formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.

A mudança efetivada a partir de 2013 pode ser representada num jovem de 21 anos. Rodrigo da Silva está entre os 33 concluintes do curso de Operador de Computador realizado no telecentro da cidade. “Eu fiz um curso durante a gestão passada aqui mesmo, mas só aprendi a digitar porque não tinha internet. Agora melhorou muito, teve mais conteúdo, aprendi o que não vi antes”, declarou o aluno sobre a nova realidade no CDI inaugurado em 2007.

Parceria Senai Prefeitura

A satisfação de Rodrigo Silva era a mesma dos demais estudantes do Pronatec em Igreja Nova. O curso oferecido pelo Senai, em parceira com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Igreja Nova, foi o primeiro no município com a rede mundial de computadores disponível no Centro de Inclusão Digital localizado na cidade. A exclusão ao universo virtual também ocorria nos três telecentros situados na zona rural de Igreja Nova, mas em breve será apenas uma má recordação do passado.

Se houvesse interesse em promover o acesso ao conhecimento à população em geral antes de 2013, certamente Silviane de Oliveira Jesus, 30 anos, já teria aprendido sobre sistemas operacionais, navegação na web, processamento de texto, planilha eletrônica e apresentação multimídia. Ela reside na comunidade Flexeiras e se inscreveu no curso por insistência das amigas que residem no mesmo povoado igrejanovense.

Futuro Já Chegou

“Eu pensei em desistir até nos primeiros dias de aula, não conseguia usar o ‘mouse’, mas o professor foi paciente comigo e com todo mundo. Eu agradeço muito a ele por tudo que aprendi nesses 40 dias de curso e, a partir de agora, vou fazer todo curso de computação que eu puder”, explicou Silviane ainda emocionada por ter vencido seus medos e concluído, com êxito, a capacitação orientada por Rogério de Cerqueira Santos, instrutor do Senai.
Além de criar oportunidades para a população em geral, a administração está aplicando um questionário para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e a todos do Ensino Médio das redes públicas municipal e estadual com objetivo de identificar quais são as áreas de interesse de capacitação profissional do jovem igrejanovense. Dessa forma, a oferta dos próximos cursos gratuitos em parceria com o Sistema S (Senac, Senai, Senar e Sebrae) será planejada conforme a demanda da pesquisa que será concluída no final de maio.