×

Negócios/Economia

Centro da Moda de Murici vai ganhar seis novas unidades fabris

O Centro da Moda Industrial José Carlos Lyra de Andrade, localizado em Murici, será ampliado este ano. O projeto da construção de mais seis unidades fabris foi discutido entre o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Glaube Tenório, e o superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Norlan Dowell.

A ação, realizada por meio da parceria entre os governos estadual e municipal, é mais um passo importante para a consolidação da cadeia têxtil e de confecções do Estado e reafirma o potencial da atividade para o desenvolvimento local. Segundo o secretário Glaube Tenório, os novos galpões do Centro da Moda, que serão construídos pelo governo com a doação do terreno como contrapartida da Prefeitura de Murici, vão gerar cerca de 200 empregos diretos.

Além disso, a localização geográfica do complexo fabril, situado na rota para o município pernambucano de Toritama, permite a atração de indústrias de médio e grande porte no entorno do centro. “Os consumidores que precisam se deslocar para o outro estado para adquirir produtos de vestuário poderão adquirir suas peças aqui mesmo em Alagoas”, afirma Glaube Tenório, acrescentando que 28 indústrias já demonstraram interesse em se instalar na região ainda este ano.

De acordo com o secretário municipal, aproximadamente 15 mil pessoas passam semanalmente pela BR-104, em frente ao Centro da Moda, em transportes coletivos com destino aos grandes pólos têxteis de outros estados. “As novas fábricas devem atrair boa parte dessas pessoas e poupá-las de ter que sair do Estado para consumir tais produtos”, completa.

Para Norlan Dowell, o projeto dará maior visibilidade à cadeia têxtil estadual, ao mesmo tempo em que trará outras indústrias da cadeia produtiva para perto do Centro da Moda. “Todas as indústrias que se instalarem nas imediações terão incentivos governamentais por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin)”, diz ele.