A equipe do Santa Cruz entrou no gramado do Arruda motivado e embalado pela boa vitória sobre o Sport, na última rodada do Campeonato Pernambucano. E, por jogar em casa, era apontado como favorito. No entanto, o adversário foi o Central, um verdadeiro “calo” para os tricolores. E a Patativa confirmou essa condição de adversário incômodo do Santa. Mostrando um futebol aplicado, o time de Caruaru venceu por 3×0 e assumiu a liderança do Estadual, com 23 pontos. Após a derrota, o Santa estacionou nos 21 pontos, ficando na segunda posição. O Porto, que venceu o Sport, por 1×0, tem a mesma pontuação, mas fica em terceiro por causa do critério desempate. O Santa Cruz fez 16 gols, enquanto o Gavião, 15.
Como era esperado, o Santa Cruz não encontrou facilidades no primeiro tempo de duelo contra o Central, no estádio do Arruda. A equipe coral bem que tentou trabalhar a bola no meio e buscar o ataque. No entanto, o Central esteve bem postado, marcou forte e criou algumas chances de gols. Numa delas, o volante Wilson Surubim, de cabeça, fez o gol que está garantindo a vitória parcial da Patativa.
O Central entrou em campo determinado. A equipe do técnico Maurício Simões não deu espaços para o Santa Cruz e tocou a bola com tranquilidade. Nos minutos iniciais, a Patativa esperou um pouco, segurando o ímpeto inicial do Santa. Mas, aos poucos, foi buscando o jogo, passando a ter um bom volume de jogo. O grande destaque do time foi o meia Rosembrik, que criou algumas situações de gols. Foi após uma das jogadas ofensiva do meia que o atacante Danilo Pitbull acertou o travessão. Depois, aos 36 minutos, o “Mago” cobrou escanteio para o volante Wilson Surubim, de cabeça, mandar para as redes.
No segundo tempo, Zé Teodoro quis dar mais velocidade ao Santa Cruz. O treinador tirou o apagado Mário Lúcio e colocou o veloz Renatinho. E Marcos Vinícius entrou no lugar de Éverton Sena. As mudanças não surtiram efeito. O Central continuou tranquilo, manteve sua postura em campo, marcando forte e tocando bem a bola no meio-de-campo. E como o time coral ficou mais exposto, a situação melhorou. A equipe encontrou espaços para trabalhar as jogadas ofensivas e chegar ao ataque.
Mesmo com mais volume de jogo, o Central só conseguiu ampliar o placar aos 30 minutos. Após cruzamento, André Zuba defendeu, mas a bola sobrou para Marcinho mandar para as redes. A Patativa tomou gosto e fez o terceiro, quatro minutos depois, num chute de Harley. A partir daquele momento, o Central ficou apenas administrando o jogo, enquanto o Santa Cruz ainda tentou fazer um gol, mas sem sucesso.
Ficha do jogo
Santa Cruz: André Zuba; Jackson, Leandro Souza, Thiago Matias e Alexandre Silva (Gilberto); Memo, Weslley, Éverton Sena (Marcus Vinícius) e
Mário Lúcio (Renatinho); Laécio e Thiago Cunha.
Central: Sérvulo; Romero, Breno, Valney e Vanderson (Tarcísio); Fernando Pires, Wilson Surubim, Vassoura (Emerson) e Rosembrik (Marcinho); Danilo Pitbull e Harley.
Local:Estádio do Arruda
Árbitro: Carlos Costa
Assistentes: Jossemar Diniz e Pedro Wanderley
Gols: Wilson Surubim, aos 40 minutos do primeiro tempo, Marcinho, aos 30 minutos, e Harley, aos 34 minutos do segundo tempo.
Público: 20.099
Renda: R$ 137.740.