×

Alagoas

Central disponibilizará intérpretes para acompanhar deficientes auditivos


A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) prestigiou na tarde desta sexta-feira (21) a inauguração da Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais -Libras (CIL) de Alagoas, que marca a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos.

Na central serão disponibilizados intérpretes para acompanhar os usuários em atividades ligadas à saúde, cidadania e justiça. Assim, os deficientes auditivos poderão realizar agendamento presencial, para que possam utilizar os serviços de um tradutor que os acompanharão durante a necessidade agendada.

Apoio do Procon

Melhorar a acessibilidade é um dos focos principais do Procon. O apoio do órgão à causa foi mostrado em prática, por exemplo, durante a última quarta-feira (19), com a realização de uma fiscalização em diversos estabelecimentos da capital para verificar e orientar os lojistas acerca da importância de adaptações para deficientes.

A superintendente do Procon, Flávia Cavalcante, destacou a importância da implantação das diferentes formas de acessibilidades para atender àqueles com deficiência. “Um dos nossos focos principais é garantir a acessibilidade aos consumidores, todos eles. E as ações já estão acontecendo. A plataforma Hand Talk, por exemplo, que traduz textos para a língua de sinais, já está aprovada. Falta apenas a parte burocrática e a instalação para ser posta em prática em nosso site”, informou.

Além do aplicativo instalado no site, servidores de diferentes áreas do órgão participam essa semana do ‘1º Curso de Tradução Visual com Ênfase em Áudio-descrição: Imagens que Falam'. A capacitação visa à qualificação para melhor atender os consumidores com deficiência visual.

Em caso de dúvidas ou orientação, é só ligar para a central de atendimento ao público do Procon (151), que funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.