Sistema de Comunicação visa sensibilizar sobre a importância da doação
A Central de Transplantes de Alagoas retoma a parceria com o Pajuçara Social por meio do Projeto Vida. A iniciativa do Pajuçara Sistema de Comunicação visa sensibilizar sobre a importância da doação de órgãos a partir de campanhas publicitárias a serem exibidas no espaço comercial dos veículos que integram a empresa.
“A mídia é um canal muito eficiente para que essa informação chegue até a casa das pessoas”, disse a coordenadora estadual da Central de Transplantes, Kelly Brandão, sobre a importância de informar. Segundo Brandão, a retomada da parceria é significativa, pois a população vai ter como se informar melhor sobre o assunto e se posicionar.
Esse posicionamento é fundamental para que a doação do órgão aconteça. De acordo com Kelly Brandão, é preciso comunicar à família o desejo de ser doador, pois somente a família pode autorizar a doação. Isso porque a família é a responsável pela decisão da doação de órgãos ou tecidos, conforme determina a Lei de Transplantes.
Dados das últimas edições do Projeto Vida apontam que houve uma evolução considerável no número de doações de órgãos no estado e um resultado significativo no número de doações de córneas. Em 2015, aconteceram 56 transplantes de córnea, 10 de rim e 2 de coração, totalizando 68 transplantes realizados em Alagoas.
No entanto, a coordenadora da Central de Transplantes alerta para o fato que a fila de espera apresenta um número bem maior do que o percentual de doação. Atualmente, são 103 pessoas esperando pela doação de córneas, 236 de rim e 3 de coração. “É preciso despertar para importância da doação para revertermos esses dados”, concluiu Kelly Brandão.
