×

Alagoas

Central de Assistência agilizará atendimento no HGE

Sistema foi definido de modo a garantir atendimento humanizado, mas priorizando os serviços de urgência e emergência

O Hospital Geral do Estado (HGE) é referência em todo o Estado no atendimento de alta complexidade. Porém, muitas pessoas procuram a unidade com enfermidades de menor gravidade. Como forma de orientar a população sobre o atendimento recebido na unidade hospitalar, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a gerência do hospital estão implantando a Central de Assistência, seguindo a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sistematizada por uma equipe multiprofissional, que há mais de quatro meses discutem os critérios de funcionamento, o trabalho visa agilizar a entrada e saída de pacientes com urgências clínicas e cirúrgicas de média complexidade no hospital, efetivando um melhor acesso aos serviços de urgência e emergência.

De acordo com o secretário da Saúde, Herbert Motta, o objetivo primordial é garantir a qualidade da assistência aos usuários. “O protocolo de classificação de risco já vem qualificando o encaminhamento dos pacientes. O perfil do HGE é garantir que todo caso de urgência e emergência seja atendido de forma humanizada, eficiente e com resolutividade. A Central de Assistência vem para melhorar a assistência e referenciar pacientes”, afirmou.

A sistemática do serviço funciona da seguinte forma: chegam ao hospital dois pacientes – um grave, com fraturas múltiplas e outro com hipertensão. O primeiro tem prioridade no atendimento e é encaminhado de imediato para a emergência, onde vai receber todo o suporte médico necessário para restabelecer o quadro clínico. O segundo aguarda atendimento de acordo com o protocolo de Classificação de Risco. Todo o procedimento descrito acima é rotina no HGE e tem um único objetivo: salvar a vida do paciente.

Mesmo funcionando para prestar serviço de alta complexidade, o HGE recebe diariamente pacientes que não estão dentro do perfil de atendimento da unidade. De acordo com o Serviço de Arquivo Médico (Same), este número chega a 80% do total de atendimento realizado.

Segundo o gerente geral do HGE, Carlos Alberto Gomes, na reformulação da dinâmica de trabalho da área azul, está prevista uma equipe multidisciplinar que será responsável pela melhoria de fluxo do setor, além de alterações físicas que melhorarão o atendimento de pacientes.

“Mesmo não se enquadrando no perfil do hospital, todos os pacientes que procuram a unidade são atendidos. Para organizar esta demanda, a equipe da Central de Assistência atuará. Eles coordenarão o número de pacientes internados no hospital, desde a entrada até a saída do hospital. Mensalmente, 160 pacientes referenciados serão encaminhados pelo HGE para outras unidades hospitalares, conveniadas ao SUS, garantindo acomodação adequada e mais conforto ao paciente”, destacou Carlos Alberto.

O gerente explica que o atendimento humanizado não se destina apenas aos pacientes. Os familiares também serão recepcionados com os mesmos critérios e terão todas as informações necessárias sobre o enfermo.