De acordo com a psicologia das cores, o amarelo é a cor que remete ao otimismo, esperança e, principalmente, contribui para a atenção e a concentração. Pensando nisso, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio das Centrais Já! de Atendimento ao Cidadão, decidiu ser mais uma instituição a favor da vida no trânsito, aderindo à campanha do Maio Amarelo.
Para o superintendente de Atendimento ao Cidadão, Luciano Modesto, as Centrais são grandes aliadas para a conscientização da população sobre o tema, tendo em vista a grande presença de cidadãos que recorrem aos serviços ofertados.
“Nossas Centrais atendem diariamente centenas de motoristas, que, conforme os dados da Superintendência, são um dos maiores clientes do Já!. Por isso, sabemos do nosso papel em tentar levar informação para esses condutores, bem como para os demais cidadãos”, conta Modesto.
Durante o mês, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Dentran/AL), as equipes das Centrais entregarão panfletos com informes e dicas essenciais para pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores. Além disso, todas as Centrais, em favor de maior segurança no trânsito, estarão amareladas, consoante à cor da campanha.
Segundo a condutora Cleonice Paulo, cliente do Já! Maceió Shopping, a campanha contribui para reforçar as leis de trânsito vigentes, além de ajudar a promover a educação e o respeito nas ruas.
“Achei muito interessante e positivo a ação. Hoje, não me sinto segura ao conduzir meu veículo, pois o trânsito de Maceió, infelizmente, está cada vez mais perigoso. Receber informes desse tipo enquanto aguardo o atendimento é fundamental, visto que qualquer ação pela vida vale muito a pena”, relata Cleonice Paulo.
Para o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, também é papel do Estado promover uma política que combata o crescimento das estatísticas relacionadas aos acidentes entre veículos e pedestres. Ele reforça que as Centrais possuem um papel fundamental nesse processo.
“Como responsáveis pelas Centrais Já! sabemos a importância de nosso papel em alertar os alagoanos sobre a questão. Acreditamos que a boa gestão pública e um bom planejamento são itens fundamentais para que problemas como esses sejam sanados o mais rápido possível. Precisamos, cada vez mais, pensar em uma administração pública voltada para a população”, finaliza Teixeira.
