×

Alagoas

Centrais Já! de Atendimento dão celeridade na prestação do serviço público

Serviços do Detran e da SSP-AL são os mais buscados

A procura pelo atendimento relacionado ao serviço público sempre foi vista como algo burocrático, desgastante e nada prático. Fazer a Carteira de Identidade (RG), renovar documentos e buscar informações eram, em outros tempos, sinônimo de dores de cabeça e horas de espera. No entanto, as coisas mudaram e uma das prioridades da gestão do governador Renan Filho tem sido oferecer, cada vez mais, celeridade e conforto na prestação de serviço.

Um exemplo disso são as Centrais Já! de Atendimento ao Cidadão, que possibilitam ao alagoano resolver diversas questões no âmbito das esferas estaduais, municipais e federais, em um mesmo lugar.

Com o intuito de ampliar e proporcionar mais qualidade ao serviço público, as Centrais Já!, reunidas, trabalham para aproximar a população do atendimento de órgãos como o Detran, Instituto de Identificação, Procon, Defensoria Pública, Eletrobras, Casal, Prefeitura de Maceió (Secretaria de Finanças), Secretaria da Fazenda, Sine, AL Previdência, Seplag, Adeal, Sebrae, Semarh, Ima, Junta Comercial e Junta Militar.

De acordo com dados da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), vinculada à Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), dentre os órgãos parceiros, o Detran vem se destacando como um dos mais procurados pelos alagoanos. Para se ter uma ideia da demanda, de janeiro a maio de 2016, as Centrais contabilizaram um total de 93.367 mil atendimentos somente para o órgão.

O aposentado José Soares de Araújo, de 76 anos, é um dos que vêm contribuindo para que esse número aumente. Ele aproveitou que contava com uma unidade próxima a sua casa e foi na Central Já! do Shopping Farol emitir o boleto para manter o pagamento de seu Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em dia.

“Procurei pela primeira vez a Central e estou adorando. Precisei pagar o IPVA e fui muito bem atendido. Sem falar na estrutura, que traz conforto enquanto aguardamos a nossa vez. É bom saber que o governo está se preocupando com a gente”, contou o alagoano.

Outro dos serviços mais procurados pelos cidadãos que buscam as Centrais para resolver questões de responsabilidade do Detran é a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As alagoanas Cícera Soares, de 44 anos, e Marilene Soares, de 75, são exemplos disso. Ambas também moram nas proximidades da Central Já do Shopping Farol, e foram fazer a renovação do documento que precisam ter em mãos diariamente.

“Fiquei surpresa com a rapidez no atendimento. É maravilhoso que possamos contar com um serviço de qualidade, que é prático e cômodo, e o melhor, pertinho de casa”, revelou Cícera Soares.

Para o superintende de Atendimento ao Cidadão, Luciano Modesto, os depoimentos só exemplificam que os trabalhos realizados pela atual equipe estão de acordo com as diretrizes propostas por Renan Filho.

“Temos um índice de aprovação de 94% da população, conforme uma pesquisa aplicada nas Centrais. Isso evidencia que estamos caminhando para alcançar a excelência na prestação de serviços. Apesar disso, sabemos que há muito trabalho a ser feito”, explica Modesto.

Cidadania

Emitida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AL), o RG, que assegura a cidadania de quem a possui, é uma das grandes responsáveis por levar a população às Centrais. Somente do início desse ano até o mês de maio, 75.445 pessoas buscaram atendimento nas unidades alagoanas para realizar a emissão do documento ou tirar a segunda via dele.

Sabendo da importância do documento, a dona de casa, Jaqueline Almeida, de 34 anos, levou as duas filhas pequenas, Letícia Almeida, de apenas 3 anos, e Alice Almeida, de 6 anos de idade, para fazer a carteira pela primeira vez em uma das Centrais.

“Fazer o RG delas foi uma preocupação minha e do meu marido, principalmente porque precisamos viajar com frequência. Além do fato de que é importante que elas tenham suas cidadanias garantidas. Aqui, o atendimento é muito mais prático e rápido, já que podemos resolver tudo no mesmo dia, em um só espaço”, afirmou Jaqueline Almeida.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, investir cada vez mais na promoção da qualidade e rapidez na prestação do serviço público é uma das metas primordiais dessa gestão, que busca, principalmente, a satisfação do cidadão.

“Oferecer celeridade, sem permitir que o desempenho das Centrais seja prejudicado, é um trabalho diário de todos que estão por trás do desenvolvimento desse serviço. Acreditamos no potencial das unidades e os números só revelam que a população também tem apostado junto com a gente. Nossa missão é que essa relação continue crescendo, uma vez que a construção de uma nova Alagoas depende de boas práticas governamentais”, afirmou o secretário.