×

Penedo

Centenas de pessoas prestigiam procissão de Corpus Christi em Penedo

Símbolo religioso foi conduzido pelas principais ruas do Centro da cidade

Em todo o Brasil foi comemorado com muita fé e devoção, nesta quinta-feira, 19, o dia de Corpus Christi, expressão em latim que significa Corpo de Cristo. No município de Penedo, situado na região do Baixo São Francisco alagoano, não foi diferente. Uma vasta programação movimentou todas as igrejas da Diocese, em horários alternados.

No entanto, o ponto alto do evento foi realizado no Ginásio do Colégio Diocesano de Penedo. Centenas de pessoas participaram da celebração eucarística comandada pelo bispo diocesano, Dom Valério Brêda. Em suas palavras, o sacerdote explicou aos presentes a importância da data e como ela deve ser tratada pelos seguidores do catolicismo.

Logo em seguida, a imagem que representa o “Corpo de Cristo” foi conduzida em um carro aberto pelas principais ruas do Centro da cidade ribeirinha. Assim como em anos anteriores, os referidos logradouros foram todos carinhosamente ornamentados para abrilhantar ainda mais a passagem do cortejo que foi seguido por uma verdadeira multidão. A procissão terminou na Igreja Matriz de Penedo, a Catedral Diocesana, local onde aconteceu a benção final.

Para a Igreja Católica, o feriado é uma continuação da Quinta-feira Santa, quando é celebrada a instituição da Eucaristia. De acordo com a doutrina, Cristo continua entre os humanos através do corpo e do sangue, representados pelo pão e o vinho. A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia.

Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa religiosa que já acontecia em algumas regiões do mundo. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.

Clique AQUI e confira as fotos do evento!