×

Penedo

Centenas de pessoas prestigiam ato público em defesa do Velho Chico

Evento ocorreu com caminhada em direção as margens do rio

Centenas de pessoas prestigiaram na manhã desta quarta-feira (3), um ato público em defesa do Rio São Francisco, realizado no Centro de Penedo. Intitulado de “Eu viro Carranca pra defender o Velho Chico”, o evento aconteceu paralelamente na cidade dos sobrados e em Propriá/SE, como também em outros municípios ribeirinhos.

Várias autoridades, a exemplo do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, do secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira e do vice prefeito, Ronaldo Lopes (PMBD), estiveram presentes na ação.

A caminhada, que teve início por volta das 9 horas, saiu da praça Clementino do Monte, reunindo populares, autoridades e crianças de várias escolas, em direção as margens do Velho Chico. Com cartazes e palavras de ordem, os participantes chamavam a atenção de todos para a importância do Velho Chico em nossas vidas.

Passando pela Praça Marechal Deodoro, o público pode prestigiar a exposição intitulada “Os Chicos”. Na ocasião, os ribeirinhos tiveram a oportunidade de conhecer personagens cujos nomes foram escolhidos pelos pais para homenagear o São Francisco e a ligação deles com o rio. As placas devem permanecer no local até a próxima terça (9).

Após o ato, houve apresentações culturais de povos indígenas, quilombolas e grupos de capoeira. O evento tem como objetivo principal conscientizar os ribeirinhos, chamando a atenção para os problemas do rio. Além disso, o projeto visa estimular o debate com vistas a construção de uma agenda de recuperação hidroambiental.

Clique aqui e confira as fotos do evento