×

Maceió

Centenas de pessoas paricipam de passeio ciclístico em Maceió

Mesmo com o tempo nublado, centenas de ciclistas participaram, na manhã deste domingo (3), do Passeio Ciclístico do Instituto do Meio Ambiente. O evento que tem como foco as atividades ligadas ao mês do Meio Ambiente teve início na quadra de esportes próximo a Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), na margem da Lagoa Mundaú e sua chegada aconteceu na Praia de Ponta Verde, em frente ao antigo Alagoinhas.

Na Ponta Verde, para atender os ciclistas e a população em geral, foram montados vários estandes de órgãos públicos federal, estadual e municipal e da Farmácia Bompreço. Secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e de Limpeza Urbana, além do Ibama e IMA foram alguns órgãos públicos que estiveram presentes ao evento.

Eles distribuíram panfletos educativos, mudas de árvores, mostraram trabalhos ligados ao meio ambiente como reciclagem e levaram apresentações artísticas para o local, como Capoeira, ginástica e apresentação de um coral infantil que movimentou a região. Crianças estiveam nos estandes e aprenderam mais sobre a fauna e a flora dos biomas de Alagoas, além de jogos ambientais.

Um dos estandes mais visitados foi o da Farmácia Bompreço. Ao chegar ao local, os ciclistas recebiam orientações sobre saúde, tinham a sua disposição, teste de glicemia, aferição de pressão e do índice de massa corpórea. Um dos participantes do passeio ciclístico, Henrique Nascimento, 44 anos, que estava verificando sua pressão, falou da importância das pessoas se prevenirem. “Faço esporte semanalmente, mas não deixo de fazer meus exames”, alertou.

Quem também participou do evento, foi o Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb/Semed). De acordo com a técnica Yumi Miranda, disse que entre as atividades do centro, a que mais marcou foi uma desenvolvida nas escolas, onde as crianças trocavam armas por revistas; o ecopesca e o trabalho com origame – uma técnica de dobradura em papel. “As crianças pescam os peixinhos e descobrem que vem um recado chamando atenção dos pequeninos para a relação do consumo da água, alimentação saudável e outros temas”, realça.

Para participar do evento cada integrante fez uma doação de 1 kg de alimento não perecível no ato da inscrição. No final do percurso, foram sorteadas, entre os participantes, 12 bicicletas e outras premiações.

O dia 5 de junho passou a ser comemorado como do Dia do Meio Ambiente após ser designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de se proteger e valorizar o meio ambiente.