Secretário Osvaldo Viégas durante homenagens ao centenário de Manuel Diégues Júnior
O centenário do sociólogo Manuel Diégues Júnior foi comemorado com a abertura de exposição de Artes Plásticas e palestras sobre a trajetória do ilustre alagoano. O evento foi realizado na quinta-feira (27), na Fundação Pierre Chalita, em Jaraguá, e contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, ressaltou a importância do legado deixado pelo alagoano. “É uma satisfação para o Governo do Estado participar das homenagens a este ilustre alagoano. Sua amplitude e importância intelectual contribuíram para a consolidação das ciências sociais no Brasil e, em especial, a Alagoas”, ressaltou.
Para a presidente da Fundação Pierre Chalita, Solange Chalita, é uma honra resgatar o nome do sociólogo. “Estamos orgulhosos em realizar esta celebração e resgatar um dos grandes nomes da nossa cultura alagoana”, destacou.
Também participaram do evento, o professor Carlos Mélro; o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Moisés Aguiar; o sociólogo Marcos Vasconcelos; e dois dos filhos de Manuel Diégues Júnior, Madalena Alves e Fernando Diegues.
Os filhos do homenageados receberam a comenda Pierre Chalita juntamente com os filhos do poeta alagoano Carlos Moliterno, também homenageado pelo seu centenário.
A filha de Manuel Diégues Júnior, Madalena Alve, agradeceu as homenagens. “É uma grande alegria para nossa família receber tantas homenagens e o reconhecimento que a sociedade alagoana faz ao meu pai”, afirmou.
Premiação
Durante o evento foi realizada entrega de premiações aos artistas visuais que participaram da Exposição de Artes Plásticas que teve como temática o folclore, um dos assuntos que tem destaque nos estudados de Manoel Diégues Júnior. Quarenta e três artistas visuais de diferentes vertentes participaram da mostra comemorativa, criando telas dedicadas ao folclore de maneira geral.
Com o objetivo de incentivar o trabalho, foram oferecidos cinco premiações. A artista visual Ana Carolina Gusmão recebeu a primeira premiação, um incentivo no valor de R$ 3 mil. Também receberam o prêmio-participação, os artistas visuais; Liliana Brandão (2º prêmio), Gilvan Ciriaco (3º prêmio), Paulo Santos (4º prêmio), Nana Loureiro (5º prêmio) e Paulo Caldas (6º prêmio).
A exposição de curadoria da arquiteta Morgana Duarte, contou com linha do tempo com a trajetória de Manuel Diégues Júnior, além de estandes com objetos pessoas do sociólogo e instalação com o tema cordel. Na programação também foram proferidas palestras dos professores Fernando Gomes e Luiz Sávio de Almeida e apresentação do cordelista Jorge Calheiros e dos repentistas Inácio Medeiros Fernandes e Neildo Marcelino Dantas.
