×

Penedo

Cemitérios se preparam para receber grande número de pessoas no ‘Dia de Finados’

Diversas pessoas buscam uma fonte de renda extra

Pintura, muita água e sabão e força no braço. Às vésperas da celebração do ‘Dia de Finados’, tem levado muita gente aos cemitérios de todo o país, que começam a receber um número de visitantes bem maior que nos dias normais. Nessa época, diversos parentes começam a dar uma atenção especial aos túmulos dos entes queridos que já partiram para a vida eterna.

Em Penedo, os dois cemitérios da zona urbana tem recebido um número crescente de pessoas nos últimos dias, algo que pode ser atribuído a preparação dos campos santos para o dia 02 de novembro, quando os mortos serão lembrados de forma mais intensa.

No cemitério São Gonçalo Garcia do Amarante as cores dos escritos nas pedras de mármore estão sendo reavivadas, túmulos desgastados pela ação do tempo recebendo reparos e novas cores, e muito sabão e água promovendo a limpeza de muitos mausoléus que durante meses ficaram expostos a sol e chuva.

Em outro cemitério da parte alta da cidade, o Jardim da Saudade, localizado no bairro Santa Isabel, muitas pessoas também realizam a limpeza do local que depois da eleição municipal tem sofrido a falta da manutenção necessária no dia a dia. Servidores públicos lotados no cemitério, disseram que após a derrota do prefeito Israel Saldanha (DEM), o administrador do espaço não apareceu mais ao posto de trabalho, não sabendo eles se o funcionário que era cargo comissionado foi exonerado.

Furtos

Algumas pessoas reclamam que no túmulo de seus familiares, as fotos que ficavam em porta retrato de bronze foram furtadas junto com o metal. Em outros túmulos a ação de vândalos é perceptível, quando cruzes de mármore foram quebradas e outras arrancadas totalmente dos lugares em que foram afixadas. Algo também que chama a atenção de quem passa pelo cemitério São Gonçalo Garcia do Amarante é o fato da cerca elétrica não funcionar a mais de um ano, estando cortada em alguns pontos de sua extensão.

Oportunidade

Enquanto muitos precisam limpar os túmulos de parentes, várias pessoas vêm nisso uma grande oportunidade de ganhar dinheiro. Encontramos na tarde desta quarta-feira, 31, o senhor Francisco de Souza Santos em plena atividade de limpeza em alguns túmulos. Ele explicou que o preço para limpar os mausoléus varia devido ao tamanho e situação de limpeza que se encontra. “É uma oportunidade que muitos não enxergam porque acham que todo muito está disposto a limpar pessoalmente por se tratar do local que um parente está enterrado, mas existem muitos que preferem pagar, e ai entra em cena a nossa oportunidade de ganhar uma graninha extra”, declarou o trabalhador autônomo.