×

Penedo

Cemitérios de Penedo começam a ser preparados para o ‘Dia de Finados’

No cemitério São Gonçalo do Amarante, o maior e mais antigo da cidade, comerciantes já começaram a se instalar nas imediações do campo santo

Desde as primeiras horas desta sexta-feira, 1º de novembro, que os cemitérios de Penedo recebem de forma antecipada a visita de inúmeras pessoas. O ato que antecede o Dia de Finados visa preparar os parques santos para as solenidades alusivas aos entes queridos que partiram para a eternidade.

Com muita água e sabão, voluntários, com a ajuda de funcionários da prefeitura municipal, realizam reparos nos túmulos localizados nos cemitérios da zona urbana da cidade. Mesmo sob um sol escaldante, familiares correm contra o tempo para conseguirem concluir os reparos necessários.

No cemitério São Gonçalo do Amarante, o maior e mais antigo da cidade, comerciantes já começaram a se instalar nas imediações do campo santo com o objetivo de melhorar a renda neste 02 de novembro. Velas, flores e muitos outros adereços que poderão ser utilizados na decoração dos túmulos estão sendo vendidos no local, a preços acessíveis.

Aqueles que no momento não estão com tempo de zelar pela sepultura de seus familiares não precisam se preocupar, pois nos cemitérios de Penedo existem pessoas dispostas a fazer a limpeza dos jazigos a um preço bem simbólico.

Respeito à memória dos que já se foram

A redação do portal de notícias aquiacontece.com.br esteve no local e conversou com a Srª. Luciana das Dores Duarte, 72 anos, que desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 1º, zela pelo local onde seu marido e seus dois filhos foram enterrados. Para a idosa, cuidar do local onde seus entes queridos descansam significa respeito à memória dos que já se foram.

Fellype Barreto - aquiacontece.com.br“Entendo que o que tem aqui são apenas os ossos dos meus familiares. Mas, aqui eles foram enterrados. Aqui me despedi deles para sempre. Por isso acredito que devo sim cuidar e preservar do túmulo da minha família. Faço isso várias vezes no ano. Chego aqui, limpo e depois me sento um pouco. Fico lembrando deles e depois volto para casa. Me sinto bem, pois acho que estou fazendo o que é certo”, declarou emocionada a anciã.

A mesma movimentação de pessoas foi constatada no cemitério Jardim da Saudade, onde reparos também estão sendo feitos pelos parentes dos mortos com a ajuda de funcionários da Prefeitura Municipal de Penedo que foram escalados para fazer a limpeza do local que também é bastante visitado no “Dia de Finados”.

A Diocese de Penedo programou uma série de celebrações religiosas que devem acontecer durante todo o dia em homenagem aos finados.